Notícia na íntegra

Terça-feira, 8 de Agosto de 2017 | Horário: 14:48

Prefeitura entrega obras e conclui urbanização do Jardim Edite

Conjunto beneficiará 68 famílias com moradia, creche, UBS e restaurante-escola no entorno
935981-Entrega de Unidades Habitacionais Jardim Edite II

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, entregou as obras de urbanização do Conjunto Habitacional Jardim Edite II, no bairro do Brooklin, na Zona Sul, nesta terça-feira (8). Os barracos instalados ao lado da Ponte Estaiada deram lugar a um conjunto referência na política habitacional, com área de lazer e equipamento público no entorno. Com esta entrega, a gestão conclui a urbanização do Jardim Edite. 

"Sempre com o apoio do Governo Federal, do Governo Estadual e o belo trabalho da Secretaria da Habitação da cidade de São Paulo, pretendemos dar sequência ao programa de habitação popular e, a partir de agora, com uma novidade: todos os apartamentos terão chuveiros elétricos instalados, fogão e geladeira novos", declarou o prefeito João Doria.

O edifício do Jardim Edite II teve as obras iniciadas em outubro de 2015, é constituído por 68 apartamentos distribuídos no térreo e em mais 13 pavimentos. As unidades têm área equivalente a 50m² compostas por sala, cozinha, área de serviço, banheiro e dois dormitórios. Todas com ventilação cruzada e iluminação natural em suas fachadas. Os apartamentos adaptados seguem a Norma de Acessibilidade a Edificações Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050).

O conjunto também conta com área de convívio coletivo formado por playground, salão de lazer coberto, áreas verdes com bancos, espaço para bicicletas ou motos e miniquadra poliesportiva. O espaço recebeu o nome de “Quadra Poliesportiva – Gerôncio Henrique Neto”, em homenagem à luta de um morador da comunidade, beneficiado com um apartamento no Conjunto Edite I. Neto faleceu em 2015, vítima de um atropelamento.

A construção do Jardim Edite II faz parte de um acordo para a extinção de uma ação civil movida pela Defensoria Pública para abrigar 68 famílias remanescentes da favela Jardim Edite I, que optaram por morar no local e não foram atendidas na primeira etapa do empreendimento. Entre 2012 e 2013, foi entregue o primeiro conjunto, constituído por 252 unidades habitacionais e equipamentos institucionais, que também atenderão às famílias do Edite II, com Unidade Básica de Saúde (UBS), creche com vaga para 160 crianças e restaurante-escola.

Definido como um projeto de interesse social, o Jardim Edite vai além da proposta de melhoria da condição de vida dos ex-moradores dos assentamentos precários que ocupavam o local. O projeto permitiu, também por meio de equipamentos públicos previstos no entorno, a integração social entre as habitações construídas e a rica vizinhança – o cruzamento das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho.

A entrega deste conjunto habitacional irá resultar no atendimento definitivo de 320 famílias (252 no Edite I e 68 no II). Somadas às demais famílias oriundas da favela Jardim Edite, atendidas em outros empreendimentos na região, o número total de beneficiados com as obras é de 667 famílias. São 4.965,31 metros quadrados de área construída com investimento de R$ 9.054.713,34, sendo R$ 5.049.586,34 da Operação Urbana Água Espraiada e o restante com recursos municipais.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn