Domingo, 3 de Dezembro de 2017

Prefeitura entrega obras de revitalização da Praça Vilaboim

Foram realizadas ações de paisagismo, troca e ampliação do mobiliário e instalação de câmeras de monitoramento
844853-20171203_Entrega_das_Obras_da_Praca_Vilaboim_LG_1.jpg

A Praça Vilaboim, em Higienópolis, na região central de São Paulo, passou por obras de revitalização e foi entregue à população neste domingo (3) com mais bancos, novos brinquedos no parquinho, novo bicicletário e câmeras de monitoramento. As intervenções foram pagas pela iniciativa privada em um investimento total de R$ 1,2 milhão, sem custos para a Prefeitura.

A plataforma Praças.com.br investiu R$ 25 mil no projeto de recuperação. As intervenções feitas pelo Shopping Pátio Higienópolis ficaram em R$ 300 mil. O Hospital Infantil Sabará investiu R$ 46 mil. Já a doação de câmeras e sistema de monitoramento, feita pela BCF Solutions, equivale a R$ 906,6 mil.

O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade. “Atitudes como esta promovem melhorias nos espaços públicos e aumentam o sentimento de pertencimento na população”, afirma Eduardo Odloak, prefeito regional da Sé.

O projeto da plataforma Praças.com.br, que propõe realizar benfeitorias nesses locais da cidade, foi elaborado em parceria com a população. “Os moradores e os comerciantes do entorno da Vilaboim fizeram reuniões com a comunidade. Nossa plataforma funcionou como ferramenta para oficializar esses desejos”, afirma Marcelo Rebelo, fundador da plataforma Praças.

Entre as ações de paisagismo, foram removidos arbustos que criavam pontos cegos na praça. As árvores receberam poda, aumentando a incidência de sol e a iluminação dos postes durante a noite. Heras foram plantadas nos canteiros.

Um banco circular foi instalado em volta da figueira histórica, plantada há quase 80 anos. Todo mobiliário foi trocado e ampliado: de nove para 17 bancos. A parte de infraestrutura ainda contemplou a troca de 30% do piso dos passeios internos e das calçadas ao redor da praça, com a colocação de novos ladrilhos hidráulicos. Foi feita lavagem com hidrojateamento na área, para remoção da sujeira. Houve a substituição do bicicletário por outro de aço galvanizado e com mais vagas. Esta parte da obra foi feita com os recursos disponibilizados pelo Shopping Pátio Higienópolis.

“Acreditamos que é nosso papel, enquanto empresa, investir em projetos que complementem aqueles já realizados pela gestão pública. Essa participação na modernização da praça reafirma o compromisso de longo prazo do shopping com o bairro e a cidade de São Paulo”, afirma Rodrigo Rissato, gerente geral do Shopping Pátio Higienópolis.

Os postes foram removidos. Permaneceram apenas as sete luminárias novas e com iluminação de LED. Duas não estavam funcionando e foram trocadas.

A empresa BCF forneceu quatro câmeras para o supervisionamento da Vilaboim, que será a primeira praça inteligente monitorada 24 horas por dia da cidade. O sistema será integrado ao City Câmeras, plataforma de monitoramento de segurança que reúne imagens de todas as câmeras conectadas ao sistema e que podem ser acessadas diretamente pelos distritos policiais, batalhões da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Além das câmeras, o sistema é composto pela plataforma software Easy City, sensores e demais equipamentos, serviço digital (nuvem) e de manutenção hardware/software e tem conexão com a internet.

"Trazer o conceito de Praça Inteligente para São Paulo é imperativo para uma cidade moderna. A BCF Solutions tem muito orgulho em participar desta atividade pioneira em conjunto com a Prefeitura”, afirma Umberto Jelmoni, representante da empresa.

O Hospital Infantil Sabará arcou com os novos brinquedos no parquinho, onde foram instalados uma gangorra de madeira dupla, balanço do mesmo material, cavalinho e casa do Tarzan. Além disso, foi colocado novo piso de areia e instalada uma porta, para evitar que animais de estimação tenham acesso ao lugar. A cerca foi restaurada e a área interna recebeu seis bancos.

Para celebrar a entrega da praça, o Hospital Sabará vai distribuir pipocas e balões durante a inauguração. O grupo Saracura, formado por músicos profissionais que se apresentam em unidades de saúde, fará uma apresentação. "É fundamental a cidade ter espaços públicos como este, com opções de lazer para as crianças. É uma alegria participar deste projeto. Tratamos de saúde infantil e nada é mais saudável para uma criança do que brincar", enfatiza o doutor José Luiz Setúbal, presidente da fundação que leva seu nome, da qual o Hospital Infantil Sabará faz parte.