Quinta-feira, 18 de Agosto de 2022 | Horário: 16:17

Prefeitura entrega novas instalações do Caps Infantojuvenil III Santana

Unidade, localizada na Zona Norte, ganhou mais um leito de acolhimento integral e quatro novos técnicos de enfermagem
705588-Entrega das Novas Instalações do CAPS Infantojuvenil III Santana

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou, na tarde desta quinta-feira (18), as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Santana. A unidade, referência no cenário de novas práticas em saúde mental do município, funciona 24 horas, de segunda a domingo, e está localizada no número 1.685 da rua Manuel Gaya, em Santana, Zona Norte da capital. Trata-se de um equipamento estratégico para a reversão do modelo hospitalar e contribui diretamente para a redução das internações em clínicas psiquiátricas.

“Este é o sétimo Caps que requalificamos, com mais instalações e uma equipe maior”, comemorou o prefeito Ricardo Nunes. “Conta com 57 profissionais, entre eles um pediatra, quatro psiquiatras, seis psicólogos, duas fonoaudiólogas, três terapeutas ocupacionais e quatro novos técnicos de enfermagem, além de três assistentes sociais, profissionais de cozinha e responsáveis pela limpeza”, completou Nunes.

O novo prédio dispõe de 29 salas e a ampliação do espaço físico possibilitará a realização de atividades físicas e coletivas, como jogos com bola. Com as novas instalações, a unidade ganhou mais um leito para acolhimento integral, totalizando seis..

Com a entrega desta quinta-feira, de acordo com o prefeito esta semana a capital atingiu a marca de 101 Caps, sendo 33 deles infantojuvenis.

Referência

A unidade é caracterizada como um dispositivo de cuidado intensivo no projeto terapêutico singular (PTS) para as situações de crises, realizando um trabalho específico junto à equipe interdisciplinar de saúde, para cada caso acolhido.

“Este Caps é uma referência para as regiões de Santana, Tucuruvi, Jaçanã e Tremembé e funciona 24 horas com serviço porta aberta para transtornos gerais e persistentes de saúde mental de crianças, adolescentes e suas famílias. Desta forma, contribui diretamente com a diminuição das internações nos hospitais psiquiátricos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O custo médio mensal de operação do Caps IJ III Santana, que tem capacidade para atender 240 usuários por mês, é de R$ 517.266,64.