Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014 | Horário: 14:46

Prefeitura entrega mais 1,8 quilômetro de canalização do córrego Ponte Baixa

O prefeito Fernando Haddad entregou nesta segunda-feira (22) mais 1,8 quilômetro de canalização do córrego Ponte Baixa, em M’Boi Mirim, zona sul. As obras, além de quadruplicar a vazão do córrego, incluem a construção de um novo viário com corredor de ônibus e ciclovia. O trecho inaugurado nesta manhã é a terceira etapa de um conjunto de intervenções que irá beneficiar 550 mil pessoas.

“Toda a zona sul estava enfrentando dificuldade de mobilidade muito grande. Nós estamos fazendo uma avenida paralela à M’Boi Mirim com três quilômetros de extensão. Com o trecho entregue hoje, quem vai para o centro vai poder pegar a avenida, entrar na Guido Caloi e acessar a João Dias. Toda essa região vai viver um alívio muito grande”, afirmou Haddad, que lembrou que os projetos da obra foram pensados para incluir ciclovia e transporte público. O trecho entregue está conectado com o corredor M’Boi Mirim.

Com quase dois quilômetros de extensão, o trecho aberto ao trânsito é uma extensão da avenida Luiz Gushiken até a rua José Barros Magaldi. A via recebeu paisagismo, calçadas, muros de arrimo, sinalização, iluminação e pontos de ônibus. A cerimônia desta manhã marcou também a finalização das obras do Viaduto 2, no sentido bairro para o centro, e do Viaduto 3, no sentido contrário. Para melhorar a drenagem na região, a canalização do córrego, que era de 4 metros de largura, passou para 16,5 metros.

O conjunto de obras na região recebe investimentos de R$ 765 milhões, do Programa de Aceleração de Crescimento, do Programa Minha Casa Minha Vida e da administração municipal. Engloba a canalização do córrego, construção de vias de fundo de vale e interligação viária por meio de três viadutos.

As intervenções no local iniciaram-se no primeiro semestre de 2013, com o primeiro trecho das obras de canalização, entre o canal da Represa Guarapiranga até a rua Frederico Grotte. Este trecho foi concluído no fim de 2013 e minimizou o impacto de chuvas na região. No início de 2014, foram entregues as obras do segundo trecho entre as ruas Frederico Grotte até a rua José Teodoro Lima e, em seguida, até a rua Guilherme Valente. Na próxima etapa, o viário deverá chegar até a rua Daniel Klein.

Acompanharam nesta manhã a entrega da obra os secretários municipais Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana e Obras), Francisco Macena (Governo) e Nunzio Briguglio (Comunicação).

Drenagem
A área da bacia hidrográfica do córrego Ponte Baixa é de aproximadamente 6,7 quilômetros quadrados. O córrego, que desemboca no canal Guarapiranga, sofria com a poluição e assoreamentos e em época de chuvas transbordava em vários pontos. No total o projeto prevê a canalização do córrego desde o canal do Guarapiranga até a estrada M' Boi Mirim. São cerca de 3 quilômetros, atendendo os bairros de Jardim Mazza, Jardim Klein, Jardim Guarujá, Jardim Letícia, Jardim Novo Santo Amaro, Jardim Vergueiro e Jardim São Luis.

As famílias que vivem em situação de risco dentro da área do projeto serão reassentadas ou terão suas moradias readequadas, dependendo do caso específico de cada unidade familiar. O córrego Jardim Letícia, afluente da margem esquerda do córrego Ponte Baixa, também será canalizado em uma extensão de 900 metros. Ao longo da canalização está prevista a implantação de um parque linear para conservação das margens e recuperação da área de preservação permanente do córrego e a criação de uma área verde.

Prefeitura entrega primeiro viaduto do sistema viário do córrego Ponte Baixa, na zona sul

M'Boi Mirim recebe mais um viaduto do sistema viário do córrego Ponte Baixa

Crédito: Fábio Arantes /SECOM