Quinta-feira, 25 de Junho de 2020 | Horário: 18:29

Prefeitura entrega leitos para pacientes com covid-19 em hospitais da Zona Norte

Nesta quinta-feira (25) foram entregues 30 leitos exclusivos para tratamento da covid-19 no Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II e no Hospital São Luiz Gonzaga, ambos no Jaçanã
782568-Entrega de Leitos no Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II

O prefeito Bruno Covas fez a entrega, na tarde desta quinta-feira (25), de 30 leitos para pacientes com covid-19 em duas unidades hospitalares no bairro do Jaçanã, na Zona Norte. A primeira ocorreu no Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II, onde foi feita a entrega de 20 leitos exclusivos para pacientes convalescentes de covid-19, que necessitem de isolamento respiratório e social. Serão entregues no local outras duas dezenas de leitos em cerca de dez dias.

A unidade hospitalar acolhe pacientes que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pela Rede Básica de Saúde. O Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II já tem 15 pacientes com covid-19 utilizando os novos leitos.

O investimento aportado pelo Prefeitura no Dom Pedro II foi de R$ 1.380.000,00, para mudanças estruturais  e mobiliárias. Houve também uma doação da empresa JBS, no valor de R$ 3.400.000,00, garantindo três meses de custeio do atendimento desses pacientes.

A segunda entrega realizada pelo prefeito, de dez leitos de UTI para pacientes com covid-19, foi para o Hospital São Luiz Gonzaga. Serão ofertadas mais dez unidades em cerca de duas semanas. O hospital  também receberá um novo tomógrafo e um doppler cardiograma. A verba destinada para o São Luiz Gonzaga é de R$ 2.194.000,00, para investimentos de construção e aquisição de equipamentos e mobiliário.

“Hoje realizamos a entrega de mais 30 leitos na cidade de São Paulo. Nos próximos dias, outros 30 ficarão prontos. Então, o total, nos dois hospitais que a gente visitou aqui no Jaçanã, será de 60 leitos. Desses 60 leitos, 22 são leitos de UTI, que permanecerão como leitos de UTI após o fim da pandemia. Isso é importante porque nesta região não havia leitos de UTI administrados pela Prefeitura de São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas, sobre os novos leitos exclusivos para pacientes de covid-19.

"Com essa ampliação que estamos fazendo desde o inicio da pandemia, nenhuma pessoa ficou sem atendimento em São Paulo. Não passamos por isso e não vamos passar. Estamos com uma taxa de ocupação abaixo de 60% dos 1.400 leitos de UTI que acrescentamos à rede municipal na cidade de São Paulo", completou o prefeito.

Sobre o Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II

Fundado em 1885, na Rua da Glória, a unidade se chamava Hospital Geriátrico Dom Pedro II  e funcionava como abrigo. Recebia pessoas inválidas de todas as idades, abandonadas e com doenças crônicas. Em 1911 foi transferido para a Zona Norte e, em 2005, passou a se chamar Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II. Além de continuar abrigando a população de enfermos sem possibilidade de alta médica, passou a prestar assistência médica e multidisciplinar especializada em geriatria, além de ser pólo de ensino e pesquisa na mesma área.

Hoje tem capacidade para abrigar 225 pacientes e oferece serviço especializado em geriatria, cuidados prolongados e paliativos com atendimento médico e de enfermagem 24 horas, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, dentista, serviço social, psicologia e um ambulatório externo que oferece atendimento à comunidade local. Mantém atividade acadêmica, servindo como campo de estágio e pesquisa na área de geriatria/gerontologia. O hospital oferece, ainda, atividades religiosas semanais aos internados e comunidade local.

Possui capacidade para 450 leitos sendo que, no momento, estão em operação 240 (140 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e cem pelo Governo do Estado).

Sobre o Hospital São Luiz Gonzaga

O Hospital São Luiz Gonzaga é uma unidade de atendimento da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, entidade privada e filantrópica. O hospital foi fundado em 1904, inicialmente como leprosário. Em 1932, transformou-se em hospital especializado em tisiologia, com assistência focada ao tratamento da tuberculose. A partir de 1988, passou a operar como Hospital Geral. Em novembro de 2008, começou a ser gerenciado por contrato de gestão com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, o São Luiz Gonzaga é o único hospital filantrópico no subdistrito Jaçanã-Tremembé, auxiliando não só os moradores destas regiões, mas também as pessoas que residem em municípios próximos, como Guarulhos e Arujá.