Terça-feira, 9 de Junho de 2020 | Horário: 16:56

Prefeitura entrega cestas básicas e kits de higiene na Zona Norte

Em toda a cidade serão distribuídas 440 mil cestas e kits de higiene até o final de julho. Ação desta terça-feira (9) contemplou famílias de alunos da EMEFM Vereador Antônio Sampaio
761533-Entrega de Cestas Básicas do Programa Cidade Solidária

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Vereador Antônio Sampaio, em Santana, na Zona Norte da capital, sediou nesta terça-feira (9) a entrega de 122 cestas básicas e kits de produtos de higiene do Programa Cidade Solidária. Em toda a cidade serão entregues 440 mil cestas e kits de higiene até o final de julho.

A ação, que foi previamente agendada com as famílias beneficiadas e  respeitou os critérios de distanciamento social necessários, em decorrência da pandemia de covid-19, contou com as presenças da presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e dos secretários municipais Bruno Caetano (Educação), Fernando Chucre (Desenvolvimento Urbano) e Berenice Gianella (Assistência e Desenvolvimento Social).

As cestas e os kits entregues nesta tarde foram doados pelo Governo do Estado à Prefeitura e estão sendo distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) exclusivamente às famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino.

As cestas foram recebidas por meio do Programa Cidade Solidária, da Prefeitura de São Paulo. Pesam 25kg, atendem às necessidades de uma família composta por quatro pessoas durante um mês e contam com itens como macarrão, café, sal, arroz, feijão e açúcar. Molho de tomate, farinha de mandioca, de trigo, fubá mimoso, óleo, milho, ervilha, composto lácteo, sardinha, linguiça, biscoito doce e salgado também estão entre os itens.

Álcool em gel, água sanitária ou desinfetante, sacos de lixo, detergente, sabão em pedra, sabonete, papel higiênico, creme dental e escova de dentes fazem parte do kit de higiene.

Famílias contempladas

As famílias dos alunos que recebem as cestas básicas e os kits de higiene são definidas com base no Cadastro Único (CadÚnico), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS),  por meio de um sistema que identifica e caracteriza as pessoas de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas sociais do Governo Federal. O CadÚnico conta com mais de 1,3 milhão de famílias, que participam dos principais programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Renda Cidadã e Leve Leite, além de benefícios como Tarifa Social de Energia Elétrica, Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência Social, Ação Jovem, Passe Livre Estudantil e ID Jovem.

Programa Cidade Solidária

Para auxiliar e orientar as famílias vulneráveis durante a pandemia, a Prefeitura tem adotado diversas ações. Uma delas é o programa Cidade Solidária, ação de voluntariado que reúne a Prefeitura e sociedade civil e já distribuiu 465.825 cestas básicas de alimentos e 217.114 kits de higiene e limpeza. Diariamente, cerca de 5 a 7 mil cestas são entregues à população de diversos bairros da cidade. Para que o fluxo de doações seja mantido é necessário que a população continue colaborando e doando.

Para aumentar a rede de recebimento de itens a Prefeitura ampliou, no mês de maio, a coleta de doações para o sistema de transporte da cidade.  Confira aqui para saber os pontos de coleta e demais informações.

Os itens doados são encaminhados à sede da Cruz Vermelha Brasileira, parceira da Prefeitura. Os kits são preparados e enviados às comunidades. Os mantimentos são destinados à população vulnerável que faz parte dos cadastros do poder público e de entidades da sociedade civil.