Notícia na íntegra

Sexta-feira, 9 de Março de 2018 | Horário: 13:38

Prefeitura entrega 11ª carreta do programa Doutor Saúde

Unidade oferecerá consulta com especialista em ortopedia
854316-COLETIVA DE IMPRENSA para Anúncio da DOAÇÃO de CARRETAS para o Programa DOUTOR SAÚDE

O prefeito João Doria e o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara entregaram nesta sexta-feira (9), a 11ª carreta do programa Doutor Saúde. A carreta foi doada pelo Governo do Estado de São Paulo e será patrocinada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que arcará com os atendimentos com um investimento de R$ 1,5 milhão.

O novo equipamento entrará em operação no mês de abril com capacidade para atender 50 usuários/dia. A unidade foi equipada pelo Cies Global, parceiro da Secretaria Municipal da Saúde que gerencia o programa Doutor Saúde, oferecendo atendimento preventivo em diversas especialidades por meio de unidades móveis distribuídas pela capital.

A carreta oferecerá consulta com especialista em ortopedia, exames de ultrassom de articulações e ressonância magnética, além de fazer parte do Programa Médico Preventivo (PMP) do Cies, que orienta os pacientes sobre suas condições de saúde e os riscos, por meio de uma consulta médica e da realização de exames simples e rápidos.

"O objetivo da carreta de ortopedia é fortalecer o combate às lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) nas comunidades; oferecer ações de prevenção pró-ativa, bem como tratamento e acompanhamento das lesões diagnosticadas, como tendinites, tendosinovites, epicondilites e bursites", destaca Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde de São Paulo.

Os atendimentos nas unidades móveis do Doutor Saúde são realizados de acordo com o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A nova carreta tem 109,8 m²de área para atender os usuários.      
 
O Cies Global já presta atendimento na área vascular em uma segunda carreta doada pelo Governo do Estado. Desde outubro de 2017 até o momento, mais de 2,7 mil pacientes já foram atendidas por esta unidade. Atualmente, a carreta está instalada na Praça do Samba, em Perus, Zona Norte da capital.


Sobre o Doutor Saúde

Trata-se de um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos.

O programa teve início em Itaquera, com três carretas: oftalmológica, saúde do homem e vascular. A oftalmológica tem apoio de um micro-ônibus de oftalmologia, para entrega de óculos gratuitos aos pacientes atendidos.
 
Cada unidade fica por dois meses em uma das regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), realizando o rodízio dos tipos de especialidades das unidades em cada região. A capacidade total de atendimentos prevista por unidade é de 1.200 pessoas por mês.

Em 2017, foram feitos mais de 32 mil agendamentos para consultas nas carretas do programa, com mais de 25 mil atendimentos realizados. Em 2018, já foram mais de 12 mil exames agendados e quase 9 mil atendimentos realizados.

Atualmente, há 10 carretas em atendimento na cidade:

1. Saúde do homem: passou por Perus (ZN), Itaquera (ZL) e Capela do Socorro (ZS); está desde janeiro em São Mateus (ZL);

2.  Oftalmológica: passou por Capela do Socorro (ZS), Perus (ZN) e Itaquera (ZL); em janeiro retornou para Capela do Socorro (ZS);

3.  Oftalmológica 2: está desde 29 de novembro no bairro da Luz; adaptada, atende na estrutura de um ônibus;

4.  Vascular: passou por Itaquera (ZL), Capela do Socorro (ZS) e São Matheus (ZL); está desde janeiro em Perus (ZN);

5.  Tomografia: desde 16 de maio em atendimento em Santo Amaro (ZS);

6. Coloproctologia: passou por São Mateus (ZL) e Perus (ZN); está desde janeiro em Itaquera (ZL);

7.  Dermatologia: desde 24 de julho na Capela do Socorro; 

8. Saúde do Idoso: desde 22 de novembro no Parque da Independência – Ipiranga (ZS);

9.  Saúde da mulher: desde novembro em Cidade Ademar (ZS);

10. Gastroenterologia: instalada na Freguesia do Ó/Brasilândia (ZN) e passou a atender em 1º de dezembro;

A unidade de dermatologia dá apoio ao programa de teledermatologia em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, anunciada no fim de junho do ano passado.

As carretas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e a Prefeitura paga apenas por procedimento realizado.

A 12ª carreta do programa já está pronta e em breve oferecerá  atendimento de odontologia.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn