Quinta-feira, 8 de Julho de 2021 | Horário: 15:17

Prefeitura e Governo do Estado firmam parceria para oferecer R$ 25 milhões em crédito a micro e pequenos empreendedores

Convênio tem o objetivo de impulsionar cidade de São Paulo na retomada econômica

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes e o governador João Doria assinaram nesta quinta-feira (8) um convênio entre a Ade Sampa, agência de apoio a empreendedores vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) e o Banco do Povo, programa estadual de microcrédito, para a destinação de uma linha de crédito com recursos de R$ 25 milhões, exclusivo para o atendimento aos micros e pequenos empreendedores da capital. A ação tem o objetivo de impulsionar a cidade de São Paulo na retomada econômica.

“Para toda a caminhada precisamos dar o primeiro passo. Nós temos ainda uma longa caminhada para a retomada econômica, para dar condições às pessoas, para levar a comida para dentro de casa”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Metade do valor será alocado em operações da linha Empreenda Mulher, voltada às empreendedoras. “Esse é um fato novo, em nenhuma outra circunstância o programa de microcrédito, seja em São Paulo ou em qualquer outra localidade do país, estabeleceu como princípio, que pelo menos 50% sejam destinados às mulheres”, afirmou Doria.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, “o empreendedorismo é um forte aliado da retomada econômica. Mais da metade dos empregos criados no nosso estado são gerados por micro e pequenos empreendedores. Por isso, potencializamos o programa Empreenda Rápido, em parceria com o Sebrae, e reforçamos os investimentos, realizando o maior aporte da história do Banco do Povo. Acelerar a vacinação, apoiar os empreendedores, investir na ciência e combater às desigualdades escancaradas pela pandemia são passos fundamentais para uma retomada econômica sustentável e inclusiva”.

Atualmente, a Ade Sampa realiza por telefone, whatsapp e e-mail a oferta das linhas de microcrédito do Banco do Povo, apresentando aos empreendedores paulistanos as condições e processos para a efetivação da solicitação de crédito. Já o Banco do Povo é responsável pela análise de crédito e liberação dos recursos ao empreendedor.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, considera essencial disponibilizar linhas de crédito facilitadas para os pequenos empreendedores nesse momento. “O foco da cidade de São Paulo neste momento está na retomada econômica e o microcrédito é uma ferramenta fundamental para resgatar a geração de renda e empregos de forma sustentada”, afirmou.

As linhas de crédito atualmente ofertadas são divididas entre os formatos:

•         Empreenda Rápido para informais – até R$ 15 mil, taxa de juros de 0,8% ao mês, com prazo até 24 meses e carência até 90 dias.

•         Empreenda Rápido para MEIs, MEs, EPPs e produtor rural com CNPJ, que não possuam restrições no CNPJ e dívida no CADIN – até R$ 21 mil, taxas de juros de 0,35% a 0,55% ao mês, com prazo até 36 meses e carência até 90 dias.

•         Empreenda Mulher – mesmas condições de valores e juros da linha Empreenda Rápido, mas com prazos mais vantajosos, até 36 meses para informais e até 48 meses para MEIs, MEs, EPPs e produtoras rurais com CNPJ, e carência de 90 a 150 dias.

•         Linhas emergenciais para setores vulneráveis – somente para formais (bares e restaurantes, academias e setor de beleza, artesanato, cultura e economia criativa, entre outros) – até R$ 10 mil, juros variam de 0% a 0,35% ao mês, com prazo até 36 meses e carência até 180 dias.

Como ter acesso?
Para ter acesso às linhas de crédito é necessário fazer ou ter realizado um dos cursos do programa Empreenda Rápido, que oferece qualificação técnica e empreendedora em parceria com o Sebrae e o Centro Paula Souza.

“A Ade Sampa, por ter uma capacidade de atendimento grande, pretende qualificar todos os empreendedores não só nos temas de gestão de empreendedorismo, mas também em educação financeira, porque nós acreditamos que o crédito é importante, mas o crédito com qualificação vai gerar muito mais resultado”, explicou Aline Cardoso.

No primeiro semestre de 2021, a agência foi responsável pelo atendimento que originou 210 empréstimos realizados pelo Banco do Povo, somando um total de R$ 3,4 milhões desembolsados, um ticket médio de R$ 16.319, o que representou 85% das operações do Banco do Povo no município de São Paulo no período.

Confira os canais de atendimento:

E-mail: atendimento@adesampa.com.br

Site: www.bancodopovo.sp.gov.br