Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017 | Horário: 18:32

Prefeitura e Governo do Estado firmam parceria para instalação de totem no primeiro Descomplica São Paulo

Unidade a ser implantada junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista receberá totem de autoatendimento do Poupatempo com a oferta de serviços estaduais

A Prefeitura e o Governo do Estado firmaram nesta sexta-feira (15) uma parceria para a instalação de um totem de serviços estaduais na primeira unidade do programa Descomplica São Paulo. O anúncio foi feito durante a 4ª reunião de integração com o governador Geraldo Alckmin, o prefeito João Doria, secretários estaduais e municipais. A primeira unidade funcionará como um projeto-piloto na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, na Zona Leste.

“Eu preciso fazer um agradecimento ao governador Geraldo Alckmin pela realização deste encontro, pelos convênios firmados, pelos recursos repassados e por uma ação conjunta entre o Estado e o Município, que estabelece maior eficiência na gestão pública, redução de custos e velocidade no atendimento das demandas da população”, disse o prefeito.

O totem de autoatendimento do Poupatempo, doado pelo governo estadual, irá permitir a realização de serviços como a 2ª via de RG e de CNH, a solicitação da habilitação definitiva, a emissão de atestado de antecedentes criminais, além de agendamento de serviços nos 71 postos físicos do Poupatempo. Vale destacar que o pagamento das taxas pode ser realizado pelo próprio equipamento, com o envio do documento posteriormente para a residência do cidadão, evitando a necessidade de atendimento presencial.

“Neste totem as pessoas podem agendar serviços no Poupatempo ou até resolver totalmente algumas demandas sem precisar do atendimento presencial”, afirmou Alckmin.

O piloto do programa Descomplica São Paulo deverá ser implantado junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital, e tem previsão de lançamento no primeiro semestre do próximo ano. A iniciativa propõe a descentralização dos serviços municipais e um atendimento integrado ao cidadão, ofertando mais de 350 serviços da Prefeitura, como os de assistência e desenvolvimento, de mobilidade e transporte, e de trabalho e empreendedorismo, entre outros.

“Nossa meta é reduzir a burocracia e simplificar os processos, assegurando excelência e agilidade no atendimento ao cidadão”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.