Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 | Horário: 22:23

Prefeitura e Governo do Estado atendem pessoas em situação de rua na região Central da capital

Praça da Sé conta com um ônibus para transportar as pessoas que aceitarem o acolhimento nos serviços da rede municipal
1373617-Operação Baixas Temperaturas

A Prefeitura da Cidade de São Paulo e o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Sabesp e do Fundo Social, promoveram uma força tarefa para intensificar o acolhimento de pessoas em situação de rua na noite desta quarta-feira (17), na  Praça da Sé, região Central da capital. A ação é mais uma iniciativa do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas.

Durante o atendimento foi oferecido o encaminhamento, das pessoas que aceitaram, para os Centros de Acolhida administrados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), além da distribuição de cobertores, peças de roupas e calçados.

Segundo a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, a ação em parceria com o Estado vem para complementar o que já vem sendo realizado pelo município.  “Estamos reforçando o nosso trabalho com as equipes de abordagem para acolher o máximo possível de pessoas. Quem optar por ficar aqui, já que não podemos obrigar as pessoas a aceitar o acolhimento, ficará aquecido com os cobertores”, destacou.

O atendimento às pessoas em situação de rua na região Central também foi reforçado a partir desta quarta-feira (17) com um ônibus, que irá aumentar a frota de veículos para o transporte das pessoas aos alojamentos e Centros de Acolhida. Desde a última segunda-feira (15), outros quatro ônibus estão sendo utilizados estrategicamente em quatro regiões: Sé, Mooca, Santo Amaro e Santana.

Atualmente, a SMADS conta com 148 serviços para população em situação de rua e aproximadamente 22 mil vagas, sendo 18.411 de acolhimento. A rede socioassistencial também dispõe de 128 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), que juntos ofertam 2.335 vagas.

Nos serviços de acolhimento a pessoa em situação de rua pode tomar banho (recebem um kit de higiene), guardar seus pertences no bagageiro, ter acesso a refeições (café da manhã, almoço e jantar), pernoite (com camas, travesseiro e cobertor), além de receber o atendimento social e ser encaminhado para outras políticas públicas de acordo com a sua demanda.

Operação Baixas Temperaturas

Lançada em maio pela administração municipal para zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua, a ação busca promover o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos durante os meses mais frios do ano. Desde o dia 22 de maio até início de julho foram registrados mais de 566 mil acolhimentos na rede socioassistencial para população em situação de rua. Destes, 8.400 foram durante os plantões (noite/madrugada) da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).

A operação segue até o dia 20 de setembro e os trabalhos serão intensificados na rede de abordagem e atendimento à população em situação de rua sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13º ou sensação térmica equivalente.

Novas medidas

Diante da perspectiva de uma nova onda de frio intenso nos próximos dias, o prefeito Bruno Covas determinou uma ação conjunta entre várias secretarias para reforçar, desde a última segunda-feira (15), a Operação Baixas Temperaturas. Uma força tarefa envolvendo diversas secretarias municipais, sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), ampliou o atendimento e acolhimento à população em situação de rua na cidade.

A principal medida foi a criação de 272 novas vagas emergenciais para receber as pessoas que não tem onde passar a noite. As vagas foram criadas em quatro  clubes administrados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e em um espaço de assistência social na Casa Verde, que foram devidamente adaptados para servirem como alojamento emergencial e refeitório.

As ações de abordagem e encaminhamentos para os serviços de acolhimento das equipes de assistência social também foram reforçadas com mais dez veículos.

O número de orientadores socioeducativos nas ruas durante a madrugada para abordagem e encaminhamento das pessoas para os abrigos aumentou de 30 para 50 – aumento de mais de 50%.

As subprefeituras com grande concentração de pessoas em situação de rua promoverão mobilizações para a distribuição de cobertores e garrafas de água às pessoas em situação de rua. Os carros da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também estarão equipados com água e cobertores para serem distribuídos durante a noite e a madrugada nas ruas de São Paulo.

A população também pode ajudar

A população também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da CPAS, que funciona 24 horas por dia e pode ser acionada pela Central 156.

A solicitação pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:

- O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);

- Citar pontos de referência;

- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.