Efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) é ampliado na capital

Serão mais 750 GCMs em jornadas extras, totalizando 1.500 guardas. Operação Sufoco, iniciativa realizada em parceria com o Governo do Estado, foi implementada para combater os crimes na cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), em parceria com as polícias Militar e Civil, está integrando a Operação Sufoco no combate aos crimes na cidade de São Paulo. A parceria visa melhorar a segurança dos munícipes e aumentar a sensação de proteção na capital.

Como novidade, a SMSU ampliará em 100% a Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), programa que permite que policiais atuem em jornadas extras, isto é, em seu horário de folga. Com isso, o número do efetivo aumenta de 750 para 1.500. Também haverá aumento de 100% das vagas em jornadas extras na operação de motos da Inspetoria de Apoio Motorizado – IAMO na Região Central da cidade.

A medida proporcionará o crescimento de 25% de Escolas Municipais Policiadas com efetivo fixo (de 144 para 180) e a expansão do policiamento em horários de mais vulnerabilidade para os munícipes que utilizam o transporte coletivo (Operação Embarque e Desembarque Seguro) em toda capital.

Embora seja realizada em todo o estado, a Operação Sufoco, na cidade de São Paulo, priorizará a fiscalização em pontos de maior incidência de furtos e roubos, como avenidas, marginais e corredores de trânsito. A nova medida se soma à Operação Mais Segura, que teve início em 21 de março deste ano, e também integra GCM, PM e PC no policiamento de São Paulo.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831