Sexta-feira, 15 de Maio de 2020 | Horário: 15:17

Banco de Alimentos recebe 10,5 toneladas em ação entre secretarias

Produtos serão encaminhados para entidades assistenciais cadastradas no Programa Banco de Alimentos

Em mais uma ação intersecretarial da Prefeitura no combate ao coronavírus, o Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, recebeu quarta-feira (13) mais de 10,5 toneladas de alimentos secos da Secretaria Municipal de Educação. Os produtos seriam destinados para a produção de merendas escolares, mas as aulas estão suspensas por conta da quarentena.

Com a paralisação das aulas na rede pública de ensino, os alimentos ficariam estocados nas escolas e creches da Prefeitura. “Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o Banco de Alimentos fica responsável por encaminhar os itens para a população vulnerável, fazendo a diferença na vida das pessoas que passam por dificuldades durante a crise do coronavírus”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os alimentos são compostos de itens como feijão, biscoitos, latas de sardinha, leite em pó, pacotes de arroz e até doces de banana orgânicos. Os itens foram recebidos pela equipe técnica de nutrição do Banco de Alimentos, que é responsável pela triagem, gestão, manipulação e encaminhamento dos produtos.

Em abril, a Secretaria Municipal de Educação já havia direcionado para o Banco de Alimentos mais de 126 toneladas de itens não perecíveis como biscoitos, arroz, feijão e macarrão, além de laticínios como leite e tabletes de margarina. A doação foi encaminhada para entidades cadastradas no programa, sendo responsáveis pela distribuição dos insumos, seja por pacotes de alimentos ou refeições prontas.

“Com mais essa entrega, já são 160 toneladas da merenda que estão sendo enviadas para quem precisa. Seguiremos trabalhando também com a entrega do cartão alimentação para as famílias mais vulneráveis”, afirma o secretário Municipal de Educação, Bruno Caetano.

Sobre o Banco de Alimentos
O Programa tem como objetivo arrecadar alimentos de indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições sanitárias para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no Banco de Alimentos, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

A doação é submetida a uma triagem de qualidade antes de ser encaminhada às entidades assistenciais, que por sua vez, distribuem os alimentos à população, seja por meio de refeições prontas ou com pacotes de insumos.

Saiba como doar, acesse a página do Programa Banco de Alimentos no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/bancodealimentos