Quinta-feira, 23 de Junho de 2022 | Horário: 15:30

Prefeitura divulga ações para potencializar o turismo na capital durante seminário

Nova iluminação, ações de recapeamento, shows de destaque internacional e revitalização da região central foram citados pelo prefeito Ricardo Nunes durante evento na sede do jornal Folha de São Paulo

O prefeito Ricardo Nunes participou, na manhã desta quinta-feira (23), da abertura do seminário "Perspectivas do Turismo no Estado de São Paulo", promovido pelo jornal Folha de São Paulo, na região central. Durante o evento, Nunes abordou as ações que a Prefeitura tem promovido para potencializar o turismo na cidade.

“É uma atividade muito importante porque gera empregos, receitas e torna São Paulo mais conhecida. As ações em parceria com o Governo do Estado também têm nos ajudado muito”, destacou o prefeito, enfatizando as qualidades da capital. “Aqui temos opções de gastronomia 24 horas. São Paulo é o sétimo destino do turismo gastronômico do mundo. Temos 111 museus e vamos inaugurar mais sete até 2024. Temos duas represas, Billings e Guarapiranga, e tribos indígenas na Zona Norte. Nossa cidade é muito atrativa”, concluiu Nunes.

Infraestrutura

Para que os turistas possam circular à noite pela cidade com mais segurança, a Prefeitura trocou 95% das lâmpadas por unidades de LED que, além de proporcionar mais luminosidade com economia, são ecológicas. E para garantir a seguridade no trânsito, a capital promove um grande programa de recapeamento.

“Estamos investindo cerca de R$ 1 bilhão para recapear 5,8 milhões de metros quadrados. No transporte coletivo, uma de nossas metas é que todos os veículos tenham wi-fi e ar-condicionado.”, declarou o prefeito.

Segurança

Em conjunto com o governo estadual, a Prefeitura também aumentou o número de policiais com a Operação Delegada (por meio de convênio, agentes voluntários da Polícia Militar reforçam o policiamento na cidade durante suas folgas). O foco é o combate ao comércio irregular de ambulantes.

“O governador Rodrigo Garcia está ampliando a presença da PM na cidade. Tínhamos 1200 policiais e passamos para 2400. Tínhamos 6 mil guardas civis metropolitanos e teremos 7 mil, porque fizemos o concurso para a GCM. É todo um conjunto para receber bem”, enfatizou Ricardo Nunes.

Outros setores

O diálogo da Prefeitura com outros setores também tem favorecido a ampliação da atividade turística.

“Isso tem possibilitado que tenhamos mais atrativos. Um exemplo disso é a Fórmula 1. Agora, o nome do evento é Fórmula 1 São Paulo. E na área de shows, teremos o The Town (festival de música do empresário Roberto Medina) no próximo ano”, anunciou Nunes.

O prefeito também afirmou que a capital paulista sediará o Lollapalooza até 2028.

“Sete grandes cidades do mundo realizam o Lollapalooza. São Paulo está em primeiro lugar, junto com Chicago. Também assinamos para ter a Fórmula E (carros elétricos). Não perdemos eventos e ainda estamos ampliando a realização deles na cidade”.

Anhembi e Pacaembu

Ricardo Nunes ainda destacou que a capital poderá receber, a partir de junho de 2024, todos os tipos de eventos, quando será reinaugurado o Centro de Convenções do Anhembi, na Zona Norte.

“A empresa que ganhou a concessão investirá R$ 1 bilhão para realizar as reformas. A concessão do Pacaembu também atrairá a realização de grandes atrações”, garantiu.

Centro

O poder público municipal está licitando a reforma de 30 ruas do Centro da cidade, além das revitalizações do Parque Dom Pedro e da Praça da Sé.

“Também promoveremos programas de incentivo fiscal, para atrair mais empresas, e programas habitacionais para povoar aquela região. Estamos no caminho certo, mas, com a certeza de que podemos fazer sempre mais”, finalizou o prefeito

Para o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho, que também participou do seminário, é muito importante a interação entre Prefeitura e Estado, visando a melhoria da retomada do turismo após dois anos de pandemia.

“O prefeito tem cooperado bastante com as sanções que propomos para essa retomada. Hoje são Paulo é a quarta cidade mais procurada do mundo para o turismo de negócios, a que mais faz eventos de negócios no mundo inteiro, tem mais de 2 mil eventos ao ano.. A projeção é que a gente retome o turismo nos próximos três meses com muita força, muita governança e muita gestão. Nos próximos 90 dias devemos ter um plano de retomada muito atrativo aos turistas de São Paulo”, disse Marinho.