Notícias

Prefeitura divulga 8º levantamento de ações internacionais de enfrentamento ao coronavírus

O documento, atualizado semanalmente pela equipe de relações internacionais, tem como objetivo contribuir com as medidas implementadas em São Paulo e com as decisões de outros governos, cidades e países. A versão publicada segunda-feira (11) é a mais recente

De Secretaria Especial de Comunicação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou em 11 de março o estado de pandemia mundial por coronavírus. A partir daí a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, iniciou um levantamento internacional de ações e boas práticas realizadas para o enfrentamento da covid-19, doença provocada por esse vírus, com a finalidade de contribuir com as medidas de contenção que estão sendo aplicadas na cidade de São Paulo. A versão publicada segunda-feira (11) é a mais recente.

O documento apresenta diversas ações implementadas por cidades e países, como descontos fiscais e medidas econômicas, políticas de atendimento à população de rua, acolhimento a mulheres e crianças em situação de violência doméstica, medidas e serviços de saúde pública, restrições parciais ou totais de funcionamento de estabelecimentos privados, educação, transporte coletivo e fechamento de fronteiras, entre outros. O principal ponto em comum é o isolamento preventivo obrigatório e monitorado.

“O tempo é de mudanças e solidariedade. O combate ao coronavírus é um desafio mundial e nossas principais armas são a ciência, a informação correta e a responsabilidade social. O momento exige união. Em São Paulo, estamos enfrentando a covid-19 com muita seriedade e transparência. Nosso esforço está voltado para que o vírus tenha a maior dificuldade de se alastrar e contaminar muita gente ao mesmo tempo. Eu acredito no espírito solidário, criativo e empreendedor de São Paulo”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

Semanalmente, serão disponibilizadas informações pesquisadas, com o objetivo de contribuir não só com as medidas implementadas em São Paulo, mas também com as decisões de outros governos, cidades e países. As ações locais são essenciais para contribuir com os desafios globais e a união dos esforços será o grande diferencial no impacto da pandemia no cenário mundial.

“Este é o momento de unirmos nossos esforços a favor da humanidade e em respeito a todos os cidadãos do mundo que estão contribuindo com as medidas de contenção do coronavírus. Expandir as ações que estão sendo realizadas globalmente vai contribuir com o amparo que a população merece neste cenário", destaca o secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.


 


Leia também:

 

Ações do documento