Terça-feira, 26 de Maio de 2020 | Horário: 14:45

Prefeitura disponibiliza aulas on-line sobre capacitação e inserção no mercado de trabalho

As oficinas oferecidas nas unidades do Cate, suspensas em virtude da pandemia, serão transmitidas a partir de 1º de junho

A partir de segunda-feira (1º) a Fundação Paulistana, entidade vinculada à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, disponibilizará no Portal do Cate as lives do Elabora, programa de capacitação na inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Totalmente gratuitas, as transmissões darão orientações de como se destacar em processos seletivos e entrevistas de emprego, especialmente durante a pandemia do coronavírus.

Ministrada pelos oficineiros do Elabora, os encontros virtuais acontecerão semanalmente, sempre das 8h às 10h. Vinculada ao Portal do Cate, as lives serão abertas somente para os usuários cadastrados na plataforma, tendo capacidade máxima de até 75 pessoas por transmissão.

“Com o decreto de quarentena na cidade de São Paulo instituído pelo Poder Público, ficamos impossibilitados de executar as oficinas do Elabora nas unidades do Cate, justamente para evitar aglomerações em ambientes fechados. Por isso, optamos por utilizar a internet para desenvolver as aulas, dando dicas e orientações aos munícipes que buscam emprego, especialmente durante essa temporada de isolamento social em que os trabalhadores estão tendo mais dificuldades em ocupar vagas”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Assim como nas oficinas presenciais, as aulas abordarão os temas: Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional – que dá dicas de como melhorar sua imagem profissional através da comunicação, autoanálise, autoconhecimento de suas capacidades e linguagem corporal; além  de Currículo e Processo Seletivo – que explica aos participantes como criar um currículo corretamente, uso de vestimentas, comportamento durante um processo de seleção, entre outros.

Ao concluir a participação na aula on-line, o aluno receberá um certificado de conclusão do Elabora e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que será emitido digitalmente.

Para participar, o interessado deve criar uma conta no Portal do Cate, que pode ser acessado pelo endereço: www.cate.prefeitura.sp.gov.br. Após se cadastrar, basta o usuário seguir as instruções da plataforma para ingressar na sala virtual.

O cadastro para participar das lives do Elabora poderá também ser utilizado para os mais de 60 cursos nas áreas de sustentabilidade; saúde e bem estar; gestão, administração e empreendedorismo; tecnologia e gastronomia, disponíveis no Portal do Cate. Todas as formações, quando concluídas, garantem ao estudante um certificado digital.

Sobre o Portal do Cate

Lançado em 2019, a plataforma recebeu 330 mil acessos e 10 mil inscrições em mais de 60 cursos nos setores que crescem na capital paulista: Tecnologia, Saúde e Bem-Estar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gestão, Empreendedorismo e Trabalho, Economia Criativa e Gastronomia.

Além da capacitação gratuita, a plataforma tem uma área dedicada aos empreendedores ou àqueles que buscam abrir um negócio próprio. A página conta com dicas de inspiração, modernização e até orientações de como se formalizar.

Elabora Digital – Lives gratuitas.

Data: Semanalmente no Portal do Cate

Endereçowww.cate.prefeitura.sp.gov.br