Segunda-feira, 23 de Março de 2020 | Horário: 16:48

Prefeitura determina nova rotina de atendimento nos ambulatórios hospitalares e na rede de atenção básica

Medidas visam garantir o atendimento adequado à população e a necessidade de diminuir a cadeia de transmissão do novo coronavírus

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) determinou, no último sábado (21), a suspensão parcial e temporária de consultas, exames, procedimentos e cirurgias de rotina, a partir desta segunda-feira (23), nos ambulatórios hospitalares e na rede de atenção básica.

Desde a última segunda-feira (16), quando foi decretada situação de emergência no município, medidas vêm sendo tomadas pela pasta, com o objetivo de garantir o atendimento adequado à população e a necessidade de diminuir a cadeia de transmissão do novo coronavírus por meio do distanciamento social.

A portaria 154/2020 prevê também que na atenção básica continuem sendo ofertados atendimentos na sala de acolhimento e classificação de risco; consultas de pré-natal de baixo e alto risco; consultas de puerpério; acompanhamento de doenças infecto-contagiosas (tuberculose, sífilis, HIV e outros); urgências clínicas e odontológicas; coleta de exames; curativos, inalação, medicação e procedimentos correlatos; e vacinação. As farmácias deverão permanecer em funcionamento durante todo o horário de atendimento da unidade.

Na rede hospitalar, continuarão sendo atendidos os pacientes com encaminhamentos pré-hospitalar, advindos do SAMU; qualquer tipo de urgência e emergência que procure a rede hospitalar; gestantes e parturientes; pacientes oncológicos e suas complicações; cirurgias e procedimentos de urgência e emergência, assim como avaliações ambulatoriais e pré-cirúrgicas ambulatoriais.