Terça-feira, 11 de Agosto de 2020 | Horário: 11:49

Prefeitura desenvolve projeto no campo da inovação e tecnologia para conscientização sobre coronavírus

Iniciativa recebeu apoio internacional para enviar mensagens SMS à população da cidade reforçando a importância de novos hábitos para se prevenir da contaminação pela Covid-19

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), desenvolve projeto inovador para incentivar boas práticas para a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus. A iniciativa “Mudança de Comportamento Covid-19” consiste no envio de mensagens de texto SMS à população a fim de sensibilizá-la sobre, por exemplo, a importância do uso de máscara e do distanciamento social.

Coordenado pela equipe do (011).lab da SMIT, a ação tem as ciências comportamentais como base para desenvolver estratégias de comunicação em saúde alinhadas às melhores práticas internacionais da área. O projeto contou com o apoio da equipe de Relações Internacionais da Prefeitura na candidatura ao financiamento de 25 mil dólares proposto pela Partnership for Healthy Cities, uma iniciativa viabilizada pela Bloomberg Philanthropies e pela Vital Strategies, que concedeu o investimento à São Paulo.

Como parte do projeto, em junho, a SMIT dirigiu um teste com o envio de mensagens de texto para informar, instruir e motivar a população a aderir aos novos hábitos. O teste foi estruturado como um experimento aleatório controlado, e os resultados confirmaram o impacto das mensagens nas crenças, na compreensão e no comportamento relatados pelos munícipes participantes, que foram contatados por pesquisa telefônica.

A partir desta experiência, e agora com o financiamento, a ação será replicada em larga escala durante o mês de agosto, com o objetivo de atingir uma parcela maior da população da cidade de São Paulo.