Sábado, 20 de Outubro de 2018 | Horário: 12:37

Prefeitura de São Paulo revitaliza ponto de descarte irregular na Vila Sabrina, Zona Norte da cidade

Antigo local viciado de dispensa de lixo recebeu 180 mudas de plantas
1384172-Revitalização de Pontos Viciados de Descarte de Lixo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, realizou neste sábado, 20, a revitalização de mais um ponto viciado de descarte irregular de lixo, localizado na rua Combate da Lagoa Branca, na Vila Sabrina, Zona Norte.

A ação contou com a presença do prefeito de São Paulo, Bruno Covas e do secretário das Subprefeituras, Marcos Penido, que visitaram a via localizada entre duas Escolas, a EMEF Alberto Santos Dumont e a EMEI Luis Gama.

"Este é o 19º ponto da cidade que é revitalizado. Com esta ação não estamos apenas realizando uma melhoria para a população, como também indicando que o destino correto para o material descartado são os ecopontos, que dão o rumo certo ao lixo", afirmou o prefeito Bruno Covas.

A revitalização teve o objetivo de transformar a Rua Combate da Lagoa, local dos mais variados detritos, em um ponto ajardinado. Foram distribuídas e plantadas diversas espécies arbóreas e verdes, todas as mudas produzidas e fornecidas pelo Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo. O CADES Vila Maria / Vila Guilherme (Conselho Regional de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) também apoiou a ação.

“Estamos sempre cuidando da cidade toda e esse trabalho de combate ao descarte irregular é fundamental para que tenhamos um município mais sociável para a população. Hoje, estamos marcando uma ação que irá mudar a cultura das pessoas”, declarou o secretário Municipal das Subprefeituras, Marcos Penido.

Na comunidade foi realizado trabalho de conscientização ambiental educativo e, durante a visita do prefeito ao local, também aconteceu uma ação especial do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

O histórico de descarte na rua Combate da Lagoa é bem significativo. Há oito anos foi preciso fechar a via com malotões e jardineiras – barreiras de concreto, pois era grande o fluxo de caminhões que frequentavam o local de madrugada para dispensar lixo de maneira irregular.

A medida conseguiu diminuir os crimes, mas não eliminou o problema. Entre grandes objetos e lixo orgânico, são recolhidos por lá uma média de 5 toneladas de entulho. Antes do fechamento da via, o número chegou a 16 toneladas por semana.

Em 2018, a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme intensificou o combate ao descarte irregular de lixo em ações diárias nas ruas de seus distritos. A atual gestão conseguiu sanar e revitalizar 19 pontos de descartes. São locais nos quais antes se encontravam os mais variados detritos e hoje são pontos ajardinados. O plantio inibiu esta prática nociva a toda comunidade.

A Subprefeitura fiscaliza, trabalha para pegar quem realiza o descarte irregular e aplica multas. As equipes estão diariamente na rua para coletar os materiais descartados, no entanto, precisam da ajuda dos munícipes nesse trabalho de melhorias e conscientização. Apenas no mês de setembro foram recolhidos mais de 400 toneladas de lixo nas ruas provenientes de pontos viciados e da operação cata-bagulho.

Está em andamento uma ação de revitalização de pontos viciados de descarte de lixo nas 32 Subprefeituras, com 203 pontos já realizados. A população se sente intimidada a fazer novos descartes em locais revitalizados. No primeiro quadrimestre foram registrados 3.026 pontos, contra 2.823 no segundo quadrimestre deste ano, uma redução de 6%.

Saiba Mais:

• · Rua Soldado Miguel de Sousa Filho – Jardim Japão
  • · Av. Julio Buono – Vila Gustavo

Tonelagens da Coleta de Lixo – Mês de Setembro

• · A Categoria “Diversos” engloba o lixo recolhido do Combate ao Descarte Irregular e do serviço de coleta da Operação Cata-Bagulho