Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020 | Horário: 17:46

Prefeitura publica edital de PPP dos terminais urbanos

Abertura dos envelopes será dia 19/02 e os documentos relacionados ao edital estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura

A Prefeitura da Cidade de São Paulo publicou hoje, 14/01, no Diário Oficial do Município, a abertura do edital para promover uma Parceria Público-Privada (PPP) dos 31 terminais urbanos de ônibus da cidade, além de dois pontos de parada (Clínicas e Eldorado), oito estações do Expresso Tiradentes e quatro corredores de ônibus (apenas monitoramento por tecnologia da informação).

O edital de licitação prevê que a empresa vencedora será a responsável pela administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos espaços. Trata-se de uma concorrência nacional para uma concessão administrativa por 30 anos que foi elaborada, em conjunto, pelas equipes das Secretarias de Governo Municipal (SGM) e de Mobilidade e Transportes (SMT), com benefícios econômicos da ordem R$ 3,37 bilhões para a população de São Paulo.

Os equipamentos públicos envolvidos na PPP representam um custo de, aproximadamente, R$ 20,86 milhões mês (R$ 258,4 milhões ano) para a Prefeitura. Apesar de ser um único edital, os terminais foram divididos em três blocos: noroeste, sul e leste. Será possível que um mesmo licitante seja declarado vencedor em mais de um lote nos casos em que seja o único interessado a apresentar proposta por aquele grupo de terminais.

O critério de julgamento utilizado pela concessão prevê a inversão das fases de habilitação e de proposta comercial. Vencerá aquele que apresentar o menor valor da contraprestação a ser paga pela Prefeitura mensalmente. A contraprestação mensal máxima definida no edital é: R$ 4.260.000,00 para o bloco noroeste; R$ 5.270.000,00 para o bloco sul e R$ 4.990.000,00 para o bloco leste.

Benefícios ao longo dos 30 anos da PPP para a PMSP

Redução mínima de despesa da PMSP ao longo do contrato

Investimentos Previstos

ISS

R$ 2.614.127.000,00

R$ 696.898.000,00

R$ 23.627.000,00

R$ 43.252.000,00

TOTAL: R$ 3.377.904.000,00

O vencedor da PPP terá a responsabilidade de realizar obras de requalificação com padronização técnica dos terminais; atualização tecnológica, incorporação de novas soluções e métodos; melhoria da qualidade dos serviços de administração, manutenção, vigilância e limpeza, permitindo otimização e redução dos custos diretos e indiretos; facilitação da mobilidade urbana e a diversificação dos usos residencial e não residencial no espaço aéreo sobre os terminais.

O edital de licitação cita, entre outros, os seguintes investimentos que a futura concessionária deverá realizar nos equipamentos: acessibilidade, plataformas, espaços de embarque-desembarque (berços), paradas de ônibus, viário, rampas, corredores, passarelas, mezaninos, escadas fixas, rolantes, elevadores, faixas de pedestres, cobertura, acessos, calçadas, áreas administrativas e de apoio operacional, sanitários, vestiários, depósitos, sala de plantão e outros.

A média diária de passageiros que circulam pelos terminais é de 900 mil, o que transforma tais espaços em centralidades regionais e vetores de desenvolvimento urbano. Eles também são atrativos para o comércio e prestadores de serviços, conforme o próprio Plano Diretor Estratégico (PDE, Lei Municipal nº 16.050/14). Para incentivar as empresas a participar da licitação, sobre os terminais o concessionário poderá erguer construções residenciais, comerciais e de serviços, de forma a contemplar a diretriz do PDE que se refere ao adensamento nos eixos de transporte. Vale ressaltar que todas as construções que venham a ser realizadas nos terminais urbanos deverão cumprir a legislação e serão exigidos todos os alvarás e/ou licenças.

Os interessados poderão consultar as minutas dos documentos do edital no endereço eletrônico da Secretaria do Governo Municipal (SGM).

Serviço:
Sessão de Licitação
Data: 19 de fevereiro de 2020 (quarta-feira)
Local: Ed. Martinelli – Rua São Bento, 405, 18º andar, sala 182 - Centro

Terminais de ônibus previstos na PPP

Lote Noroeste

10. Sapopemba;
  11. Vila Carrão;
  12. Vila Prudente.

Corredores de ônibus previstos na PPP:

1. Parelheiros/ Rio Bonito/ Santo Amaro;
  2. Pirituba / Lapa / Centro;
  3. Santo Amaro / Nove de Julho / Centro;
  4. Campo Limpo / Rebouças / Centro.

Paradas de ônibus previstas na PPP:

1. Clínicas;
  2. Eldorado.

Estações do Expresso Tiradentes previstas na PPP:

1. Estação Alberto Lion;
  2. Estação Ana Nery;
  3. Estação Clube Atlético Ypiranga;
  4. Estação Pedro II;
  5. Estação Nossa Senhora Aparecida;
  6. Estação Rua do Grito;
  7. Estação Dianópolis;
  8. Passarela Luís Gama.

Terminal de Ônibus compartilhado previsto na PPP (somente para apoio operacional):

1. Terminal de Ônibus compartilhado São Mateus.