Notícia na íntegra

Quarta-feira, 7 de Agosto de 2019 | Horário: 10:37

Prefeitura de São Paulo promove evento internacional sobre inovação no setor público

Atividades acontecem até 9 de agosto na região central da cidade, com a participação de organizações do Canadá, Portugal, Chile e Colômbia, entre outros países da América Latina
707019-Evento Internacional de Inovação

A utilização da tecnologia como forma de melhorar a prestação de serviços públicos. A Prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia e do (011).lab, promove de hoje a 9 de agosto o Encontro Internacional de Inovação em Governo. O evento reúne representantes de organizações do Canadá, Portugal, Chile e Colômbia, entre outros países da América Latina, com o objetivo de debater boas práticas para a inovação no setor público. A programação completa do Encontro Internacional de Inovação em Governo, que acontece na Praça das Artes e na Biblioteca Mário de Andrade, no centro histórico da Capital, está disponível em https://011lab.prefeitura.sp.gov.br/evento2019/

“Encontros como este são importantes para que o poder público possa aprender e pensar em políticas públicas, atualizar as políticas já existentes, aperfeiçoar as que estão sendo implementadas e para que a gente possa ter acesso ao que tem de mais novo na academia, ao conhecimento de ponta a ser incluído , para prestarmos um melhor serviço à população”, disse o prefeito Bruno Covas, que participou da abertura.

O encontro propõe a discussão de temas como engajamento de servidoras e servidores públicos, aproximação do governo e da sociedade, inovação em municípios e o ciclo de vida de laboratórios de inovação, estimulando a troca de experiências, a busca por novas abordagens e soluções para os desafios da agenda de inovação pública.

Entre as presenças internacionais confirmadas estão Roman Yosif, diretor executivo do Laboratório de Governo do Chile, Aura Cifuentes, do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia, Eduardo Staszowski, professor da Parsons School of Design de Nova Iorque, Bruno Monteiro, coordenador do Laboratório de Experimentação da Administração Pública de Portugal, além de Marjolaine Saint Arnaud, do Laboratório de Inovação Urbana de Montreal, no Canadá, entre outros especialistas.

“Queremos refletir sobre a inovação para além da tecnologia. Conectar profissionais para dialogar sobre a gestão com foco nas pessoas, na prestação de serviços públicos com mais qualidade, nas formas de ampliar a qualidade de vida nos grandes centros”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Grandes nomes atuantes na gestão pública no Brasil também estão confirmados. No primeiro dia, para discutir a agenda de inovação em governo e práticas de engajamento de servidores públicos, estarão presentes Gabriela Lotta, do Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getúlio Vargas; Francisco Gaetani, professor da FGV-EBAPE e ex-secretário executivo do Ministério do Planejamento; além de Guilherme Almeida, diretor do GNova.

“O governo é feito de pessoas. Mudar instituições, mudar o Estado, exige que a gente engaje as pessoas que fazem ele acontecer, criando as capacidades para que elas lidem com as mudanças não uma ou duas vezes, mas sempre. Que elas interajam com os cidadãos e mudem um pouco todos os dias, sempre.”, complementa Vitor Fazio, do (011).lab, laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo.

O encontro é voltado para servidores públicos, lideranças políticas, gestoras e gestores que lideram ou buscam criar equipes de inovação, membros de laboratórios e unidades de inovação, além de profissionais do terceiro setor e instituições de ensino e pesquisa envolvidos com essa temática. Ao todo, são 12 estados do Brasil e 10 países diferentes representados.

Acompanhe o evento ao vivo nas redes sociais da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia São Paulo: no canal Youtube e na página do Facebook.

Cooperação internacional
O encontro conta com a participação de representantes de organismos especializados no desenvolvimento e disseminação da cultura da inovação, como a rede States of Change, criada pela fundação inglesa Nesta, a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O evento marca o lançamento do projeto de cooperação internacional entre o (011).lab e os laboratórios de Montevidéu (Uruguai) e Montreal (Canadá), fruto de um prêmio da rede internacional de cidades Metropolis que o município de São Paulo ganhou em 2018. A parceria prevê a realização de encontros, trocas de metodologias e experiências com foco na cocriação de soluções integradas para problemas de interesse público e ampliação do engajamento e diálogo entre os setores público, privado e sociedade civil.

Lançamento editorial
Durante o evento será lançado o livro Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia, organizado por Pedro Cavalcante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que traz um panorama de experiências atuais do setor público brasileiro. Dois casos da Prefeitura de São Paulo estão incluídos no livro, o MobiLab e o Pátio Digital, laboratórios de inovação em cidade inteligente e educação, respectivamente. O lançamento em São Paulo será no dia 7 de agosto, às 15h30, na Praça das Artes.

Ciclo de vida de laboratórios de inovação em governo
O Encontro reúne laboratórios e unidades de inovação de governos municipais, estaduais e federal, do Brasil e de outros 9 países, que irão participar de oficinas no dia 8 para discutir como nascem, crescem e morrem laboratórios e unidades de inovação pública.

“Essa discussão do ciclo de vida precisa ser feita, especialmente pelo crescente interesse na abertura de novos labs no setor público brasileiro”, afirma Caio Werneck, coordenador do programa do encontro. “Nós acompanhamos debates que já vem ocorrendo na comunidade internacional de labs e criamos esse formato especialmente para este encontro, que traz lideranças expressivas dessa agenda nos países participantes”, destaca ainda.

Criados como espaços institucionais para repensar a maneira como governos desenham e implementam políticas e serviços públicos, os laboratórios têm se espalhado por governos ao longo dos últimos anos. Com abordagens inovadoras de trabalho, laboratórios foram apresentados como um modelo de organização para modernizar o Estado. Essa foi a aposta da SMIT quando criou o laboratório de inovação em governo (011).lab.

Sobre o (011).lab
(011).lab é o laboratório de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Criado em 2017, é dedicado a desenvolver e disseminar práticas de inovação pública na Prefeitura, sempre em colaboração com os servidores e cidadãos. O (011).lab atua em 3 frentes: desenvolver e disseminar a cultura da inovação na prefeitura; experimentar novas práticas de trabalho na gestão municipal; e inovar nas formas de contratação.

Encurtando a distância entre governo e cidadãos
A aproximação entre governo e sociedade será o tema do evento no dia 9 de agosto. Serão discutidos metodologias e casos de referência, como a criação de serviços em colaboração com cidadãos, o uso de ciências comportamentais em políticas públicas e a simplificação da linguagem do governo como estratégia para tornar os serviços mais acessíveis aos cidadãos. Nesse dia, serão apresentadas as primeiras iniciativas de Linguagem Simples da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, além de projetos de aprimoramento dos canais de atendimento criados com cidadãos.

Mulheres na inovação pública
Durante o evento será organizado um bate-papo sobre a questão de gênero na inovação pública. A atividade será moderada por uma jornalista da Think Olga, instituição com forte atuação na pauta. Serão convidadas gestoras públicas nacionais e internacionais a compartilhar sua experiência em questões como a criação de espaços no setor público e o uso de metodologias inovadoras que promovam igualdade de gênero ou as formas de incentivar mulheres a atuarem mais nas áreas de inovação e tecnologia, tradicionalmente ocupadas por homens. O bate-papo acontecerá no dia 7 de agosto, às 10h30, na Praça das Artes.

Fórum InovaCidades
Promovido pelo Instituto Arapyaú e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Fórum Inova Cidades compõe uma mesa de debates e propõe a reflexão “Inovação em municípios: o que está na agenda?”. Estarão reunidas lideranças em desenvolvimento econômico, inovação e tecnologia dos municípios de São Paulo, Curitiba, Juazeiro do Norte e Maceió para discutir modelos de políticas inovadoras e os desafios organizacionais e regulatórios, no dia 8 de agosto, às 10h30, na Biblioteca Mário de Andrade.

Histórico
Organizado pelo (011).lab, o laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo, o evento se insere na continuidade do primeiro encontro de laboratórios de inovação realizado em novembro de 2018, em Brasília, em parceria com o GNova, laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn