Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020 | Horário: 11:56

Prefeitura de São Paulo promove Dia D de combate à covid-19

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde irão às ruas nestes dias 11 e 12 na Ação Comunitária para reforçar as medidas de proteção contra o coronavírus

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta sexta-feira (11) e no sábado (12) o Dia D Ação Comunitária. A estratégia é intensificar as orientações sobre o combate à covid-19 e insistir nas medidas de proteção individual e coletiva, como uso da máscara de forma correta, a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel 70%. A ação também reforça a necessidade de distanciamento social e a importância de se evitar aglomerações desnecessárias.

O Dia D será realizado nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo. Haverá ações espalhadas em locais com alto fluxo de público como shoppings, comércio de rua, bares, restaurantes, academias, parques públicos, estações do metrô e trem, terminais de ônibus, e outros locais de vulnerabilidade social.

Nesta sexta-feira, das 7h às 9h, foram realizadas ações de conscientização no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Rio Branco, no Centro da capital, e na altura do número 6.000 da avenida Inajar de Souza, na Zona Norte.

A estratégia é intensificar as orientações sobre o combate à Covid-19 e insistir nas medidas de proteção individual e coletiva (Foto: Divulgação)

Além desses locais, a SMS também realizará ações do Dia D Ação Comunitária nas saídas das rodovias Anchieta, Dutra, Bandeirantes, Raposo Tavares e Anhanguera e em grandes vias urbanas da capital, como as avenidas Salim Farah Maluf, Sapopemba, Aricanduva, Inajar de Souza, Cupecê e Vital Brasil. Também estão previstas ações na rua das Juntas Provisórias, estrada do M'Boi Mirim, avenida Água Espraiada e em todas as saídas e entradas da avenida 23 de Maio.

A SMS e os órgãos de saúde no mundo todo recomendam que não sejam realizadas festas e confraternizações de final de ano. Aglomerações e eventos públicos estão proibidos. Encontros e reuniões familiares são desaconselhados, a não ser entre as pessoas que residam na mesma casa e com todos os cuidados. Máscara, higiene e distanciamento são o melhor presente para este momento. O momento é de valorizar e preservar a saúde e a vida.