Domingo, 21 de Outubro de 2018 | Horário: 13:18

Prefeitura de São Paulo promove campanha para frequentadores da Avenida Paulista usarem lixeiras

Ação recebeu o nome “Lixo no chão, não!” e fará a instalação de 80 unidades extras na via, aos domingos
1532040-Lixeiras Educativas na Avenida Paulista

A Prefeitura de São Paulo lançou neste domingo (21) o programa Lixo no chão, não! para convencer os frequentadores da Avenida Paulista a depositar nas lixeiras espalhadas pelo local o que não for mais utilizado. Todos os dias, quatro toneladas de lixo de varrição são retirados da via. Aos domingos, esse número aumenta para 12 toneladas – 200% a mais.

A partir destes dados, a Prefeitura, em parceria com a empresa Inova, formulou a ação que, aos domingos, colocará 80 lixeiras extras na avenida. Com frases como: “Lixo no chão me corta o coração”, “O lugar do seu lixo é aqui comigo!” ou “Ninguém merece sentir aquele vazio interior”, a atividade tem como objetivo originar empatia e reflexão entre os frequentadores.

"Ao jogar lixo nas ruas, provocamos impacto ambiental. Essa campanha que utiliza frases divertidas obteve sucesso no Texas, Estados Unidos, e esperamos que aqui também incentive a população a colaborar,  para mantermos a qualidade de vida na cidade de são Paulo", declarou o prefeito Bruno Covas.

“Estamos buscando reduzir o lixo que é deixado no chão e somente a conscientização das pessoas será capaz de transformar a cultura brasileira. Hoje, a Paulista já conta com 120 lixeiras. A ação não irá apenas aumentar esse número, mas promoverá reflexão”, afirmou o secretário municipal das Subprefeituras, Marcos Penido.

Todo o trabalho foi desenvolvido pelas equipes de conscientização ambiental da empresa Inova, que fez a distribuição de bottons e o compartilhamento de informações sobre o descarte irregular de resíduos nos principais pontos comerciais e gastronômicos da Avenida Paulista.

A campanha aconteceu entre as Ruas Bela Cintra e Brigadeiro Luis Antônio e, além da presença do prefeito, contou com três atores que interagiram e convidaram os cidadãos a participar do movimento.