Notícia na íntegra

Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020 | Horário: 18:03

Prefeitura leva acessibilidade ao carnaval no Sambódromo e na rua

“Samba com as Mãos” para os surdos e audiodescrição para os cegos tornam a fgesta da cidade mais acessível, enquanto blocos de rua terão intérprete em libras

Atualizado em 13/02/2020 às 19h57

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realiza neste ano a 5ª edição do projeto “Samba com as Mãos”, que disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo.

Os vídeos foram feitos em parceria com a TV Câmara. Os links já estão disponíveis nos sites das Escolas e no site e no Canal da Secretaria no YouTube. Nos dias de Carnaval, durante os desfiles os vídeos são disponibilizados em telões no Espaço da Cidade, no Anhembi.

Os cegos contam com audiodescrição dos desfiles, direto do sambódromo, pelas redes sociais da SMPED. Nos anos anteriores, pessoas com deficiência visual de outros Estados e de outros países, acompanharam os desfiles e comentaram nas redes sociais sobre a excelente iniciativa! O objetivo é incluir pessoas com deficiência auditiva e visual na maior festa cultural do país.

“O Carnaval, essa grande festa que faz parte da cultura brasileira, é um bom momento para aumentar a conscientização e sensibilização das pessoas sobre as questões relativas aos direitos das pessoas com deficiência. A atividade inclusiva é um grande estímulo para a participação deste público nas ações da cidade. Com o grande resultado obtido nas edições anteriores, queremos ampliar o projeto, e divulgá-lo para que mais pessoas participem e se emocionem. E esse ano também, pela primeira vez, alguns blocos do Carnaval de Rua terão Libras”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Para comemorar a recente conquista do Carnaval como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, as Secretarias Municipais de Cultura e da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo vão promover a peça “Clarear – Somos todos Diferentes”, do Teatro Cego, no dia 20 de fevereiro, quinta-feira, em duas apresentações, às 16h e às 20h, no Teatro Alfredo Mesquita, localizado à Av. Santos Dumont, 1770 – Santana. A entrada é franca! Um espetáculo leve e bem-humorado que vai mexer com a sensibilidade de seus colaboradores.

Outra novidade neste ano é que pela primeira vez, alguns blocos do carnaval de rua terão intérpretes de Libras, oferecidos pela SMPED. Confira abaixo esses blocos acessíveis!


01. Bloco Mamãe Eu Quero 
Estilo: Infantil
Itinerário: O bloco não tem percurso. O trio fica parado e a apresentação ocorre no entorno da Praça Irmãos Karmann entre a Rua José Donatelli e a Avenida Sumaré
Data: 15/02 - Horário: 09h
Local: Lapa

02. Folia de Bonequins 
Estilo: Infantil
Itinerário: Praça da Bíblia - Rua Madre Cabrini
Data: 16/02 - Horário: 10h
Local: Vila Mariana

03. Bloco Pinguinho de Gente 
Estilo: Infantil
Itinerário: Rua Cônego Luís Vieira Da Silva
Data: 01/03 - Horário: 9h
Local: Butantã

04. Bloquinho Infantil Fraldinha Molhada 
Estilo: Infantil
Itinerário: Rua José Oscar de Abreu Sampaio
Data: 01/03 - Horário: 10h
Local: Mooca

05. Bloco do Pedal 
Estilo: MPB
Itinerário: Praça Rosa Alves da Silva, s/n
Data:15/02 - Horário: 14h
Local: Vila Mariana

06. Santana descendo a ladeira  
Estilo: Samba
Itinerário: fixo
Data: 16/02 - Horário: 10h
Local: Santana / Tucuruvi

07. Bloco Bahianidade  
Estilo: Axé & Pagode
Itinerário: Rua Itapeva / Rua Rocha
Data: 22/02 - Horário: 12h
Local: Sé

08. Shereka  
Estilo: Axé & Pagode
Itinerário: Seguir pela Rua Manuel Gaya do nº 806, até o n° 613. Trajeto comum dos blocos de região
Data: 23/02 - Horário: 14h
Local: Jaçanã / Tremembé

09. Bloco Levando os elepês de Gal para passear  
Estilo: MPB
Itinerário: Viaduto Gen. Couto de Magalhães / Praça da Luz
Data: -29/02 - Horário: 14h
Local: Sé

10. Bloco Berço Elétrico 
Estilo: Infantil
Itinerário: Praça Horácio Sabino
Data: -22/02 - Horário: 9h

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn