Notícia na íntegra

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 | Horário: 13:24

Prefeitura de São Paulo lança Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência

Lançamento voltado para o setor privado será durante evento da Rede Empresarial de Inclusão Social

Nesta sexta-feira (22), a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) promoverá seu 32º Encontro, cujo tema será “Interseccionalidade e Autonomia da Mulher com Deficiência”, e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) participará do evento lançando o Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência. O encontro da REIS, desta vez, tem como foco a mulher com deficiência e seu protagonismo na sociedade. Será realizado no auditório da IBM, localizado à Rua Tutóia, 1157 – Paraíso, com início às 8h30.

O objetivo do lançamento é incentivar empresas privadas a criarem programas de estágios para jovens com deficiência, a exemplo da própria Prefeitura, que triplicou nos últimos dois anos o número de seus estagiários com deficiência, transformando a vida dos jovens que estão tendo essa oportunidade.

“Muitas empresas têm programas estruturados de empregabilidade de profissionais com deficiência, mas não têm programas de estágios”, comenta Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. “Com nossa ação, queremos que as empresas cumpram a Lei, mudem a vida de jovens com deficiência e vejam seus programas de estágios como importante caminho para preenchimento de vagas”, conclui.

Poucas empresas têm conhecimento de que 10% das vagas de estágio oferecidas devem ser destinadas a estudantes com deficiência, segundo a Lei 11.788 de 2008.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) acredita que o trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência. A partir da inclusão no mercado de trabalho, elas enxergam que são plenamente capazes de exercer funções no ambiente corporativo e na sociedade. Com o Programa de Estágio, seria possível desenvolver esse profissional, conhecer suas habilidades e competências e posteriormente efetivá-lo, fazendo assim cumprir o que determina a Lei de Cotas.

“O estágio de estudantes com deficiência nas empresas públicas e privadas é a porta de entrada para o mercado de trabalho formal, desenvolvimento profissional e mudança na cultura organizacional da empresa”, afirma Marinalva Cruz, Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência.

Na ocasião, as empresas que fazem parte da Rede Empresarial de Inclusão Social, serão convidadas a unir esforços para ampliar o percentual de vagas de estágio para estudantes com deficiência. Aquelas que aderirem a essa iniciativa, assinarão um “Termo de Adesão” e terão seus nomes divulgados em uma página no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), como apoiadores, além de terem suas marcas mencionadas em todas as apresentações que a Secretaria realizar sobre o tema.

A Rede Empresarial foi criada em 2012, com o intuito de reunir e mobilizar empresas no Brasil para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, através do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, da articulação de contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, visando à qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção.

O evento abordará a interseccionalidade e terá como convidadas, mulheres com deficiência, profissionais, que debaterão temas relacionados às dificuldades no ambiente de trabalho, protagonismo da mulher com deficiência na sociedade, empregabilidade, e o papel das empresas para promover o empoderamento dessas mulheres.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2016,  há no Brasil 418 mil pessoas com deficiência, empregadas pela Lei de Cotas. Deste total, 42,8 mil pessoas estão empregadas na cidade de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Café

9h00 - Interseccionalidade: O que é?

Leticia Patriarca (Tita) faz doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na USP, integrando o NUMAS - Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença e a Comissão Permanente de Ações Afirmativas do mesmo programa. Possui experiência com cursos de extensão e formações nas temáticas de diversidade e inclusão.

9h45 - Painel: Interseccionalidade

  • Eliane Ranieri (Mediadora) Integrante do Grupo Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social
  • Marinalva Cruz, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)
  • Thaluana Nova, Atendimento ao cliente para pessoa com deficiência no INCLUI CIEE 
  • Selma Rodeguero, Sócia Fundadora da Thea Eventos e  youtuber do canal “Rodando com Pi”
  • Cleia Galdino, Auxiliar da área de Decision Analytics e líder do Grupo de Afinidades das Pessoas com Deficiência na Serasa Experian

 13h - Encerramento

Serviço: Prefeitura lança Programa de Estágio para empresas privadas durante o 32º Encontro da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS)

TEMA: Interseccionalidade e Autonomia da Mulher com Deficiência

Local: IBM – auditório localizado à Rua Tutóia, 1157 – Paraíso

Horário: 8h30 às 13h

Participam do evento empresas ligadas à REDE

Informações Sobre Programa de Estágio: 11-3913-4070 (SMPED)

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn