Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018 | Horário: 12:41

Prefeitura de São Paulo lança o Programa Vila Limpa

Ações integram a população, colaboradores das empresas e agentes do poder público com foco no combate ao descarte irregular de lixo
1370741-Lançamento do Programa Vila Limpa

O prefeito Bruno Covas apresentou nesta segunda-feira (12) o Vila Limpa, desenvolvido no Bom Retiro, em parceria com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Subprefeitura Sé e Inova. O projeto, idealizado para o combate do descarte irregular de lixo aposta em iniciativas de cunho socioambiental por meio da implantação de recursos, soluções tecnológicas, espaços e orientações educacionais para alcançar a prática do descarte correto dos resíduos por parte dos munícipes e carroceiros.

O trabalho de diagnóstico foi iniciado pela Inova há dois meses e meio, com as equipes operacionais e de conscientização ambiental na região, que identificou cerca de 50 pontos de descarte irregular.

“Com o envolvimento e a conscientização das pessoas nós vamos melhorar ainda mais a limpeza na cidade. A Prefeitura tem feito a sua parte aumentando a fiscalização, diminuindo pontos viciados, ampliando a quantidade de Ecopontos e colocando as equipes na rua”, disse o prefeito.

São realizados encontros com os líderes locais, associações, palestras de educação ambiental e a contratação/capacitação de varredores da própria região. Uma Ecopraça, na rua General Flores, está em operação para facilitar a disposição dos resíduos gerados pelo público do entorno, assim como está em andamento a varrição conteinerizada, que propõe o armazenamento do material varrido em contêineres, para evitar que os sacos fiquem expostos nas ruas, sejam rasgados e os resíduos espalhados.

A integração das empresas de varrição, de coleta e da Prefeitura faz com que a população se aproprie dos espaços, tenha sensação de pertencimento e cuide dos locais. “A responsabilidade compartilhada pelo combate ao descarte irregular e a manutenção da limpeza nas áreas com a comunidade contribui para a melhora do ambiente tanto em seu aspecto visual, como de saúde, de mobilidade e de condição de vida”, comenta Marcos Penido, secretário das Subprefeituras.