Segunda-feira, 9 de Setembro de 2019

Prefeitura de São Paulo lança o Programa Rua da Gente

Horário: 00:00
Ação contará com atividades esportivas, culturais e brincadeiras aos fins de semana nas ruas da cidade; programa faz parte do Plano de Metas 2019-2020

Estimular a ocupação do espaço público com atividades esportivas e brincadeiras gratuitas, sempre aos sábados e domingos, em diversas ruas da capital. Com esse objetivo a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Relações Sociais, lançou nesta segunda-feira (09) o Programa Rua da Gente.

“Estamos fazendo uma evolução no programa Ruas Abertas, onde a Prefeitura garantia o fechamento dos espaços da cidade e a população que tem que levar a atividade. Aqui não. Nós teremos 320 edições sendo 100 em 2019 e 220 no ano que vem. Serão ao menos quatro edições por fim de semana em todos os cantos da cidade, em especial as regiões mais periféricas”, destacou o prefeito Bruno Covas.

A iniciativa contará com investimentos de R$ 2,5 milhões em 2019 e faz parte do Plano de Metas 2019-2020 da cidade, proporcionando a integração das famílias, o direito de brincar, com práticas esportivas que trabalhem o corpo e a mente, além de atrações culturais.

As atividades serão divididas em quatro polos, que foram idealizados para atenderem uma grande quantidade de público, com possibilidades para pessoas de todas as idades, são eles:

Práticas esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal e lutas;

Corporais: alongamentos, exercícios funcionais, crossfit e street dance;

Lazer: brincadeiras tradicionais e contemporâneas, gincanas e oficinas de artesanato;

Integrativas e complementares: práticas terapêuticas, danças e meditação.

“Diferente de outros programas, o Rua da Gente poderá realizar suas atividades nos mais variados espaços abertos da cidade como ruas, praças e clubes municipais que tenham uma infraestrutura básica para atenderem as especificidades das modalidades apresentadas”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Júnior.

Atividades lúdicas como jogos com bola, de mesa, tabuleiro, musicais, pega-pega, queimada, amarelinha, cabo de guerra, quebra cabeça, gincanas, oficinas de artesanato, danças variadas, confecção de brinquedos com material reciclável serão desenvolvidas. O programa terá ainda atividades físicas com modalidades fitness e wellness como zumba, street dance, crossfit, treinamento intervalado de alta intensidade, circuitos de exercícios, alongamentos e condicionamento físico.

Práticas terapêuticas também estarão presentes no programa com modalidades como Liang Gong, Mindfullness, Yoga, Aromaterapia, Bioenergética, Cromoterapita, Danças Circulares, Meditação e Quiropraxia.

“Vamos promover ações relacionas a contação de histórias, musicais, seja com apresentações ou com oficinas, teatro e atividades circenses. Uma cidade mais ocupada acaba sendo uma cidade mais segura”, finaliza o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef.