Notícias

Prefeitura de São Paulo lança cadernos especiais para estudos em casa

Disponível para download de qualquer rede educacional, cadernos atendem estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibiliza a partir desta segunda-feira (13), para consulta e download, os materiais de estudo que acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da covid 19 (Coronavírus). Denominados Trilhas de Aprendizagens, os 14 cadernos foram elaborados por educadores da Coordenadoria Pedagógica (Coped) e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Os conteúdos são destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material online estará disponível no Portal da SME.

Os Cadernos Trilhas de Aprendizagens chegarão impressos às casas dos estudantes via Correios. Eles foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses.

Ao todo, são 14 cadernos com atividades que respeitam o que está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo, sendo:

Dois cadernos Para a Educação Infantil, um para crianças de 0 a 3 anos e outro para crianças de 4 a 5 anos. Eles apresentam possibilidades de interação e brincadeiras que complementam e auxiliam nos processos de aprendizagem dos bebês e das crianças pequenas, além de indicações de leitura, montagem de brinquedos e jogos.

Para Ensino o Fundamental, são nove cadernos, um para cada ano, os materiais foram divididos em quatro eixos: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão dois cadernos com atividades equivalentes às etapas da EJA.

O caderno para quem cursa o Ensino Médio segue as diretrizes do Enem e está voltado às atualidades. O conteúdo é dividido nas quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura

Ações do documento