Segunda-feira, 13 de Julho de 2020

Prefeitura de São Paulo inaugura primeira fase do Parque Nair Bello, na Zona Leste da capital

Área foi aberta na tarde desta segunda-feira (13/07) obedecendo os horários e protocolos estabelecidos
1563240-Inauguração do Parque Nair Bello

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), inaugurou nesta segunda-feira (13/07), na rua Japaraná, 200, Zona Leste da cidade, a primeira etapa do Parque Nair Bello. Com a entrega realizada hoje, atualmente a capital conta com 108 parques municipais, sendo que 70 foram abertos nesta segunda-feira com medidas de restrição por conta da pandemia de coronavírus.

Segundo o prefeito Bruno Covas, foram investidos R$ 3 milhões para implementação do espaço verde. “A obra ficou pronta em abril, exatamente no meio do período em que os parque estavam fechados. Ele (Nair Bello) começa a funcionar hoje para população de Itaquera”, explicou Covas. “Já começamos a organizar para, quando possível, iniciar as obras da segunda etapa”, completou o prefeito.

Com 8.600 metros quadrados, o parque é uma antiga reivindicação do bairro Jardim Santa Terezinha e fica próximo de outras duas áreas verdes do bairro: o Parque do Carmo e a Reserva Savoy.

“Aqui era um terreno abandonado e a gente tinha muito medo que acontecesse algo que pudesse desvalorizar a região, além de ficar perigoso. Essa área recreativa é importante tanto para os adultos quanto para as crianças. A população também deve ajudar a cuidar do espaço”, afirmou a moradora da região, Sandra Ribeiro.

+ Parques da capital serão reabertos com medidas de restrição

Administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o Nair Bello possui aparelhos de ginástica, arquibancadas, passarela elevada, mirantes, mobiliário, bebedouros, estares, pergolado, sanitários e área de administração. O parque é acessível tanto no banheiro quanto na entrada, por alameda, e por suas calçadas. A área recebeu 1.033 árvores nativas da Mata Atlântica e espécies ameaçadas de extinção, formando maciços arbóreos que se somam à vegetação remanescente desse bioma.

O terreno, que abriga a nascente de um afluente do Córrego Aricanduva, recebeu um projeto paisagístico para redesenhar suas calçadas, agora mais largas, incorporando ao bairro as calçadas verdes de seu entorno. O grande destaque é sua passarela elevada, em madeira, que conduz a um mirante, permitindo uma vista privilegiada.

O funcionamento inicial obedecerá ao horário restrito (das 10h às 16h), somente de segunda a sexta-feira. Já os critérios informados no protocolo de reabertura dos parques (uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel 70% para higienizar as mãos) não comprometem os moradores que pretendem, finalmente, curtir a nova área verde. Ainda assim, vale lembrar que estão proibidos os usos de bicicletas, skates e patins, além de prática de esportes coletivos, uso de parquinho e de equipamentos de ginástica. Drones e pipas permanecem proibidas, como em todos os parques Municipais.

É possível encontrar uma área ambientalmente recuperada e própria para uso, pois o local encontra-se totalmente adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Um passeio pelo Nair Bello garantirá paz e nova energia: além de sair do estresse do dia a dia, uma caminhada por suas alamedas ou simples permanência em seus espaços contemplativos garantem um contato de qualidade com a natureza.

Fauna e flora

Foram registradas 57 espécies de fauna silvestre, como o gavião-carijó, saracura sanã, quero-quero, rolinha-roxa, pombo-doméstico, anu-preto, rabo-branco-de-garganta-rajada, beija-flor-de-peito-azul, pica-pau-anão-de-coleira, choca-de-chapéu-vermelho, joão-de-barro, joão-teneném, joão-botina-de-brejo, joão-porca, ferreirinho-relógio, bentevizinho-de-penacho-vermelho e bem-te-vi-rajado, entre outras espécies. Sua flora é composta por 109 espécies de plantas vasculares: 102 angiospermas, 3 gimnospermas e 4 pteridófitas. Deste total, 55 delas (53,9%) são nativas do município de São Paulo.

O bairro

O Jardim Santa Terezinha, criado em 1966, é oriundo do parcelamento do solo do grupo da extinta Tecelagem de Seda Santa Terezinha. Na década de 1970, algumas ações consolidaram a área para dar suporte à sociedade que ali residia. O primeiro equipamento público foi a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dom José Gaspar, criada na rua Olga Fadel Abarca. Na década de 1980, a implantação de linhas de ônibus ligaram o Jardim Santa Terezinha aos demais bairros da Zona Leste. Nas décadas seguintes foram implantados diversos equipamentos no bairro, que assim se desenvolveu.

Quem foi Nair Bello

A grande dama da teledramaturgia Nair Bello Sousa Francisco (1931-2007) iniciou a carreira artística ainda nos programas de rádio, na década de 1950, e logo migrou para a TV, onde atuou em diversas novelas de várias emissoras. No entanto, foi sua veia humorística que a tornou conhecida e consagrada do grande público.

Endereço: Rua Japaraná, 200 - Itaquera
Subprefeitura: Itaquera