Domingo, 4 de Junho de 2017 | Horário: 17:42

Prefeitura de São Paulo inaugura primeira estação de ginástica ao ar livre para pessoas com deficiência

Iniciativa no Centro Esportivo Tietê é realizada em parceria com o Santander
878707-Inauguração da Estação de Ginástica Inclusiva Tietê . SEME . SMPED

A Prefeitura de São Paulo inaugurou neste domingo (4), no Centro Esportivo Tietê, Zona Norte da capital, a primeira estação de ginástica ao ar livre gratuita para pessoas com deficiência.  A iniciativa é realizada em parceria com o Santander.

“Eu tive um pai que foi cadeirante nos últimos oito anos de vida e que nunca perdeu o entusiasmo pela vida e nunca deixou de fazer tudo aquilo que ele sempre quis fazer. Sempre nos dando as melhores lições do amor. As pessoas que por alguma razão tem uma limitação demonstram na prática que não há nenhuma limitação para o exercício do coração. O coração não tem limite. Não tem restrição”, disse o prefeito João Doria.

Adaptada para pessoas com deficiência, a estação é uma iniciativa das Secretarias Municipais de Esportes e da Pessoa com Deficiência. Buscando estimular a inclusão de pessoas com deficiência no esporte, além de incentivar as atividades físicas e melhorar a qualidade de vida, a implantação foi custeada pelo Santander.

Com uma área total de 27m² e seguindo a Norma Técnica da ABNT 9050, a estação de ginástica possui rampa de acesso, barras e paralelas em alturas reduzidas, mecanismos para exercícios aeróbicos de membros superiores, áreas de circulação ampliadas, além de fitas e limitadores de segurança extras.

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, a prática de atividades para as pessoas com deficiência pode representar muito mais que saúde e bem estar: “O esporte proporciona a oportunidade de socialização entre as pessoas com deficiência, além de torná-las mais independentes no dia a dia”, disse o secretário.

A área de circulação foi desenvolvida para possibilitar o deslocamento da cadeira de rodas e a colocação da fitas elásticas e TRX - um equipamento que permite realizar treinos mais complexos com o auxílio do peso do próprio corpo. No local, um painel de instruções auxiliará na utilização correta dos equipamentos.

“Uma das mágicas proporcionadas pelo esporte é a integração social, além do aumento da autoestima e da qualidade de vida. E isso deve ser acessível para todos, sem exceções. Os Portadores de Necessidades Especiais são sempre incluídos com carinho especial nos nossos projetos e eventos. Queremos trazê-los para perto. Para isso, vamos oferecer equipamentos de qualidade para que nossos clubes sejam atraentes e acessíveis para todos os públicos” afirma o secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião.

O espaço permite a entrada de até 9 usuários e a presença de 3 cadeirantes por vez. Qualquer pessoa pode usufruir do local, sem a necessidade de cadastro e inscrição.