Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2020 | Horário: 11:39

Prefeitura de São Paulo inaugura 10 novos Ecopontos

Ao todo, o município conta com 114 unidades que recebem gratuitamente materiais recicláveis, grandes objetos e entulho

Com o intuito de ampliar os equipamentos para o descarte correto de resíduos recicláveis na cidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), inaugurou 10 Ecopontos. As unidades contemplam as seguintes Subprefeituras: (1) São Miguel Paulista; (1) Casa Verde/Cachoeirinha; (2) Sapopemba; (1) Jaçanã/Tremembé; (1) Vila Prudente; (1) Mooca; (2) Santo Amaro e (1) Sé.

Com as novas unidades, a capital totaliza 114 Ecopontos, que recebem gratuitamente resíduos recicláveis, restos de poda, grandes objetos (móveis, sofás, etc.), e até (1m³) de entulho. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo em caçambas distintas para cada tipo de material.

De janeiro a outubro deste ano, os Ecopontos receberam 319,3 mil toneladas de resíduos - a adesão dos munícipes aos equipamentos de entrega voluntária reflete na diminuição dos pontos de descarte irregular na cidade. Segundo último levantamento realizado pela AMLURB, o município registrou 1.980 locais com descarte irregular de lixo – 50% a menos que em 2016, quando a cidade registrava cerca de 4 mil pontos.

Vale ressaltar que os equipamentos públicos continuam operando normalmente durante o período de pandemia do covid-19. Por medida de segurança, a fim de evitar contato direto com os munícipes, os funcionários das unidades não estão manuseando os resíduos descartados pela população. O descarte deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Confira os endereços das novas unidades:

Subprefeitura Sapopemba
+Ecoponto Joaquim Catuna: Rua Luca Conforti ao lado Conj. Habitacional bloco 22
+Ecoponto Reynaldo José: Rua Silvestro Silvestre nº 400

Subprefeitura Santo Amaro
+Ecoponto Vitor Manzini: Praça Dom Francisco de Sousa, nº 635
+Ecoponto Pedro Bueno: Rua João de Léry altura do nº 503

Subprefeitura São Miguel Paulista
+Ecoponto Vitória Popular: Rua El Rey nº 508 – Vila Jacui

Subprefeitura Jaçanã/Tremembé
+Ecoponto Anselmo Machado: Avenida Paulo Lincoln do Valle Pontin alt. n° 550

Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha
+Ecoponto São Leandro: Rua São Leandro, altura do nº 13

Subprefeitura Sé
+Ecoponto Bela Vista: Rua Quatorze de Julho, altura do nº 360 – República

Subprefeitura Vila Prudente
+Ecoponto Vila Industrial: Rua Lisa Ansorge altura do nº 645 – São Lucas

Subprefeitura Mooca
+ Ecoponto Mooca II: Rua Pantojo, nº 1.147 – Água Rasa

+ Clique aqui e encontre o Ecoponto mais próximo.