Quinta-feira, 6 de Maio de 2021

Prefeitura de São Paulo firma parceria com a APAS para ampliar pontos de coleta de doações para o programa Cidade Solidária

População poderá fazer sua doação em 102 supermercados da capital

A Prefeitura de São Paulo firmou nesta quarta-feira (05/05) uma importante parceria com a Associação Paulista de Supermercados (APAS) que amplia os esforços para garantir a segurança alimentar de populações vulneráveis durante a pandemia. A partir da semana que vem estarão disponíveis  102 pontos de coleta de doações para o programa Cidade Solidária em supermercados da cidade, aumentando ainda mais o alcance da ação.

A Prefeitura de São Paulo lançou o Cidade Solidária com a finalidade de empreender ações coordenadas entre o poder público municipal, sociedade civil organizada e iniciativa privada para ajuda humanitária, buscando garantir a segurança alimentar e a saúde básica das populações mais vulneráveis durante a pandemia. O programa já alcançou números expressivos, com a entrega de mais de 2,8 milhões de cestas básicas e 1 milhão e 167 mil kits de higiene e limpeza.

O convênio foi assinado pelo prefeito em exercício, Ricardo Nunes, pelo chefe de gabinete do prefeito Bruno Covas, Vitor Sampaio, pela secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. Participaram ainda o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, além e outros membros da Associação Paulista de Supermercados como o superintendente Carlos Correa, e o gestor de Relações Institucionais e Comunicação Rodrigo Marinheiro.

*O prefeito em exercício, Ricardo Nunes, agradeceu  a parceira firmada com a APAS e as secretarias envolvidas.  "Um passo muito importante do programa Cidade Solidária, que avança com mais 102 pontos de doação possibilitando àqueles quem estejam no mercado que possam contribuir em um local adequado e bem   sinalizados. É a Prefeitura de São Paulo junto com a iniciativa privada em ações conjuntas para poder arrecadar alimentos e ajudar principalmente àqueles que mais necessitam", afirmou.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, ressaltou a soma de esforços para ajudar a população. “ O programa Cidade Solidária nasceu da soma de esforços entre poder público, entidades do terceiro setor e a iniciativa privada para prover ajuda humanitária às pessoas mais atingidas pela crise causada pela pandemia do coronavírus. O reforço que a cidade recebe da APAS, oferecendo 102 pontos de coleta de doações de alimentos, nos ajuda a ampliar esse trabalho, fortalecendo a segurança alimentar em São Paulo. Assim, conseguimos chegar mais rápido na mesa de quem mais precisa”.

Como doar

Os supermercados nos quais estarão disponíveis os pontos de coleta serão divulgados na semana que vem, nos sites da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e do programa Cidade Solidária. A população pode depositar alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza, que irão compor as cestas básicas e kits entregues às famílias mais impactadas pelos reflexos econômicos da pandemia. As empresas e cidadãos também podem fazer doações para o programa Cidade Solidária por meio do PIX utilizando a chave contato@spcidadesolidaria.org.

O presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, destacou que a parceria firmada com a Prefeitura representa uma grande colaboração para o programa Cidade Solidária e vai permitir que as pessoas contribuam  doando alimentos nos 102 pontos de arrecadação na cidade.

“É com muito prazer que assinamos este convênio. Sabemos que a pandemia trouxe diversos problemas para as famílias, principalmente para as mais vulneráveis. A APAS resolveu participar deste programa. Tenho certeza que a arrecadação será bastante expressiva para que o Banco de Alimentos possa levar os mantimentos para as pessoas que mais precisam. É um prazer estar com vocês”.

O programa Cidade Solidária cadastrou 3,4 mil entidades sociais que realizam a distribuição das cestas básicas. Somente este ano foram 2000 organizações cadastradas, número 42% superior ao total de solicitações de todo o ano anterior. Todos os dias, cerca de 30 caminhões circulam por todas as regiões da cidade distribuindo as cestas básicas e kits de higiene e limpeza do projeto para as entidades, que por sua vez fazem chegar estes alimentos nas mãos de quem mais precisa.

Neste momento de agravamento da pandemia a Prefeitura considera o combate à fome como prioritário e reconhece o esforço dos cidadãos que mesmo na crise econômica têm se disposto a doar. A mobilização da sociedade é muito importante para proteger as famílias mais vulneráveis.

Rede Cozinha Cidadã

No âmbito do programa Cidade Solidária, a Prefeitura também desenvolveu em abril de 2020, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o projeto Rede Cozinha Cidadã, que já distribuiu mais de 2,7 milhões de refeições prontas para as populações em situação de rua do município. Com o agravamento da pandemia, no dia 30 de março de 2021, o prefeito Bruno Covas anunciou a ampliação do Rede Cozinha Cidadã de 7,5 para 10 mil marmitas distribuídas diariamente, e criou o Rede Cozinha Cidadã Comunidades, que distribui 20 mil marmitas em mais de 30 comunidades vulneráveis do município.

Veja em anexo os cartazes e caixas que estarão disponíveis nos supermercados na semana que vem, sinalizando os pontos de doação.