Notícias

Prefeitura de São Paulo estuda medidas para retomada das aulas

A Secretaria Municipal de Educação fará ciclos de debates e escuta com sindicatos, professores e pais para adequar reabertura das escolas

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo irá discutir durante o mês de julho com sindicatos, associação de pais e mestres, pais e alunos da rede municipal o protocolo de atendimento anunciado pelo governo do Estado de São Paulo.

Como ponto de partida a administração municipal criou algumas medidas: a distribuição de kits individuais com máscara, sabonete e copo, disponibilização de álcool em gel em todas as unidades, controle de temperatura e demarcação de lugares visando o distanciamento. Todas as medidas pensadas estão de acordo com as diretrizes dadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

O retorno dos quase 1 milhão de alunos seguirá diretrizes orientadoras do governo, mas também irá considerar as especificidades de cada unidade escolar, juntamente com a comunidade que atua no entorno da escola. As regras e protocolos valem para todas as etapas de ensino, da educação infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conteúdo pedagógico

O ano letivo de 2020 deverá ser estendido até fevereiro de 2021, com atividades de reforço que serão promovidas pelas escolas, considerando as dificuldades especificas de cada estudante. Antes do retorno, a Secretaria Municipal de Educação irá realizar ações de escuta dos educadores, a fim de encontrar medidas que também amparem este público. A primeira ação será em uma live que acontecerá no próximo dia 30 de junho, com o nome “Narrar o tempo da distância e o da volta à escola”, com a participação de especialistas que debaterão junto à rede as ansiedades e angústias causadas pelo período de afastamento.

Todos os alunos serão submetidos a uma prova, uma avaliação de nível, para mensurar o conteúdo absorvido nesse período de aulas em casa. O objetivo é não deixar nenhum aluno para trás e que fiquem no mesmo nível, tanto os que tiveram acesso aos conteúdos online quanto os que trabalharam com o material impresso. Nesse primeiro momento as aulas de educação física deverão ser feitas prioritariamente de forma teórica.

Veja o Plano de Retorno da Educação – Governo do Estado de São Paulo (abre link externo) 

Leia também:

São Paulo prepara pacote para atender crianças da Educação Infantil

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Merenda Escolar Sustentável