Notícia na íntegra

Terça-feira, 26 de Março de 2019 | Horário: 10:33

Prefeitura de São Paulo e Sindicato dos Comerciários realizam o Mutirão do Emprego com mais de 6 mil vagas

Ação promove a oferta de vagas de emprego na capital paulista
857325-Mutirão do Emprego

Nesta terça-feira, 26 de março, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, visita o Mutirão do Emprego 2019, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que promove ações de intermediação de mão de obra entre trabalhadores em busca de oportunidade de recolocação no mercado de trabalho e empresas que necessitam de profissionais na capital paulista.

“Hoje a vocação da cidade de São Paulo é o setor terciário, por isso que esta parceria com o Sindicato dos Comerciários é muito importante. São vagas tanto do CATe, da Prefeitura, como vagas que foram procuradas pelo sindicato, em uma ação conjunta para que possamos ajudar a população a encontrar vagas de trabalho. Nós estamos à disposição para qualquer sindicato, para qualquer central e para qualquer um que queira somar esforços para ajudar a população”, disse o prefeito Bruno Covas.

O evento, que começou nesta terça-feira com mais de 6 mil vagas de emprego disponíveis, ocorre até sexta-feira, 29 de março. No primeiro dia do mutirão estão sendo distribuídas as senhas para os quatro dias de evento. Nas datas seguintes, apenas as pessoas que tiverem senha serão atendidas. Para se candidatar a uma vaga de emprego o cidadão precisa apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e currículo impresso.

“Essa ação é uma excelente oportunidade para as pessoas conseguirem o acesso a uma entrevista de emprego para uma vaga que seja compatível com o seu perfil profissional. Mesmo aqueles que não têm experiência poderão encontrar oportunidades de ingressar no mercado de trabalho”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A equipe técnica do CATe - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo, será responsável pela recepção aos candidatos, fluxo das entrevistas de pré-seleção realizada pelas empresas, atendimento ao cidadão com vagas disponíveis no Sine – Sistema Nacional de Emprego, e também realizará a emissão da primeira e segunda via da carteira de trabalho. Para obter o documento basta apresentar o RG, CPF e uma foto 3x4 atualizada. Para a segunda via é necessário o boletim de ocorrência ou carta de próprio punho declarando a perda do documento.

Já o Sindicato dos Comerciários é responsável pela captação de vagas junto às empresas privadas, gestão do atendimento durante o evento e realizará a triagem dos candidatos às vagas de emprego.

Os cargos com mais oportunidades são telemarketing e operador de loja, ambos com mais de mil oportunidades cada. As empresas oferecem também postos de trabalho para pessoas com deficiência e aprendizes. Os interessados passarão por uma triagem para análise do perfil e serão encaminhados para as entrevistas com as empresas para vagas como empacotador, balconista, repositor, atendente, operador de caixa, entre outros. A maioria das vagas de emprego tem como requisito mínimo ensino fundamental completo e idade acima de 16 anos.

O Grupo Pão de Açúcar participa da ação com a oferta de mil vagas para operador de loja. Quem busca uma oportunidade como operador de atendimento receptivo e ativo pode se candidatar a um dos mais de mil postos oferecidos pela Atento. Já quem trabalhou em mercados pode se inscrever para os cargos de padeiro, peixeiro, açougueiro, operador de caixa e confeiteiro, oferecidos pelos Supermercados Sonda e Atacadão. O Carrefour participa do Mutirão com 200 vagas para diversas funções como frentista, operador comercial, ativo de vendas, SAC, técnico de manutenção, farmacêutico e agente de fiscalização.

Para os candidatos que tiverem experiência em loja, a Polishop e a Marisa oferecem mais de 100 oportunidades para vendedor, auxiliar de estoque, operador de atendimento, ajudante geral, auxiliar administrativo e assistente de visual. 

A Secretaria Municipal de Saúde participa dos quatro dias de evento promovendo uma campanha de vacinação contra a febre amarela e a realização de exames rápidos de HIV e Sífilis. Será também disponibilizado um ônibus com tratamento odontológico. A Pasta de Direitos Humanos levará o Ônibus Lilás na sexta-feira para conscientizar e, caso seja necessário, encaminhar as vítimas de importunação e assédio para a rede de atendimento – Delegacia da Mulher, Centros de Referência, Ministério Público e Defensoria.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também participa do Mutirão do Emprego com equipes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para realizar cadastro pelo CadÚnico aos interessados. Na cidade de São Paulo, mais de 1,3 milhões de famílias são cadastradas pelo CadÚnico e participam dos principais Programas e Benefícios, tais como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada /Lei Orgânica da Assistência Social, Programa Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Leve Leite, Passe Livre Estudantil, ID Jovem, entre outros.

 

Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda
Na ocasião, o prefeito, Bruno Covas, também anunciou o Projeto de Lei do Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, que será enviado para aprovação na Câmara dos Vereadores. O documento oferece apoio nas diretrizes das ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho voltadas à geração de trabalho, emprego e renda, à redução das desigualdades regionais e apoio às vocações econômicas e desenvolvimento local.

Com a política pública, também será trabalhado o fortalecimento do empreendedorismo na capital, melhoria da competitividade, promoção do desenvolvimento econômico sustentável, do desenvolvimento rural sustentável e solidário e a garantia dos direitos à alimentação e a segurança alimentar e nutricional no munícipio. “Com este projeto de lei, queremos garantir o direito ao trabalho a todas as pessoas da cidade, seja um emprego formal, no empreendedorismo ou na agricultura”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn