Notícia na íntegra

Terça-feira, 23 de Outubro de 2018 | Horário: 16:55

Prefeitura de São Paulo cria Grupo Gestor Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento

Grupo foi instituído durante o seminário que debateu os desafios do envelhecimento em São Paulo
801538-Abertura do Seminário Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” e Instituição do Grupo Gestor Intersetorial de Políticas Públicas para Envelhecimento

O prefeito Bruno Covas e a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, participaram nesta terça-feira (23) do seminário “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O evento faz parte da agenda da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa.

“O número de idosos em nosso país é crescente e a obrigação do poder público é dar qualidade de vida e dignidade a todos com um olhar que seja amplo e que não vá apenas na atenção de uma ou duas secretarias. A população é uma só e o governo também é um só. Precisamos unir diversas secretarias para oferecer uma política completa para valorizar e dar dignidade para as pessoas”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

São Paulo tem uma população estimada de mais de 1,3 milhão de pessoas com idade acima de 60 anos. Todos os fatores e efeitos decorrentes do envelhecimento da população trazem novos desafios para as políticas públicas do município. Para atender essa demanda está sendo elaborado o Plano Municipal Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento.

“O Brasil já alcançou a expectativa de vida de 76 anos e temos a perspectiva de ao longo dos próximos anos de chegar a um número muito maior de pessoas acima de 60 anos. Por isso é muito importante a nossa cidade de São Paulo, que é sempre pioneira nas políticas públicas, enfrente esse desafio de promover o envelhecimento ativo e é muito importante a criação desse Conselho Gestor que congrega 15 secretarias municipais que irão atuar em conjunto pra terminar o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa idosa”, acrescentou a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella.

O seminário contou com uma palestra relacionada ao tema da V Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com palestra ministrada por Maria Cecília Minayo, socióloga, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz.

Durante o evento também foi instituído o Grupo Gestor Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento, composto por representantes de 15 secretarias municipais com o objetivo de integrar as políticas públicas para a construção de uma agenda comum de trabalho para desenvolver uma metodologia de articulação da rede de atendimento para a Pessoa Idosa.

Compõem o Grupo Gestor Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (pasta ao qual o grupo está vinculado), Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Esportes e  Lazer, Mobilidade e Transportes, Educação, Segurança Urbana, Pessoa com Deficiência, Justiça, Inovação e Tecnologia, Verde e do Meio Ambiente, Habitação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e do Governo. A presidência será exercida por representante da Coordenação de Política para a Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

 

A V Conferência Municipal da Pessoa Idosa acontecerá em março de 2019, quando se reafirmará os compromissos do município em atender as deliberações do segmento, com base no processo de escuta e de manifestação dos interesses da população idosa da cidade.

Programa São Paulo Amigo do Idoso

Entre outras atribuições do Grupo Gestor está a de apoiar a implementação de ações associadas à obtenção dos selos Inicial, Intermediário e Pleno do Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado, bem como o cumprimento da meta 7 do Programa de Metas 2017-2020 da Cidade de São Paulo, que tem como objetivo transformar São Paulo em Cidade Amiga do Idoso.

O grupo também poderá convidar representantes de órgãos ou entidades, públicas ou privadas, representantes da sociedade civil, além de pesquisadores e especialistas, bem como solicitar a colaboração de servidores de outras unidades da Prefeitura, quando necessário para o desenvolvimento de suas atividades.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn