Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

Prefeitura de São Paulo celebra 50 anos de irmanamento com Osaka

Delegação internacional japonesa esteve hoje na sede da Prefeitura para comemorar a união entre as cidades. Evento contou com a participação do cartunista brasileiro Maurício de Sousa
806113-Comemoração do 50° Aniversário do Irmanamento entre São Paulo e Osaka. Desenhos de alunos e brasileiros e japoneses

A delegação internacional de Osaka esteve nesta terça-feira (20) na sede da Prefeitura para comemorar os 50 anos da união entre o município japonês e São Paulo como cidades-irmãs, marcados por um trabalho em equipe para a promoção de atividades nas áreas de cultura, negócios e inovação.

“As nossas cidades, embora não sejam as capitais políticas dos nossos países, são centros econômicos financeiros importantes para o comércio, para a cultura e para a gastronomia. Comemorar esses cinquenta anos é celebrar o sucesso das relações econômicas e culturais entre as nossas cidades e os nossos países, uma relação em que o nosso município se encontra em profunda dívida, pela importância dos investimentos japoneses que tivemos, além do esforço e trabalho de toda a comunidade japonesa para construir a nossa cidade, em uma relação pautada pelo respeito e admiração”, disse o prefeito Bruno Covas.

A celebração conta com uma programação de eventos pela cidade. Assim como São Paulo, Osaka é referência em cultura, serviços e economia criativa. Ser uma cidade-destaque nessas áreas aumenta as nossas oportunidades para a realização de negócios e investimentos culturais, sociais e econômicos.

“Nos alegramos por comemorar mais um ano desta grande amizade. Desde que o convênio foi firmado, as duas cidades realizaram intercâmbios em diversos seguimentos, inclusive em escolas municipais, com atividades culturais. Expresso a minha gratidão pela cooperação e suporte da cidade de São Paulo nesta ação e o meu profundo agradecimento a todos os envolvidos”, afirmou o vice-prefeito de Osaka, Hiroshi Nakao.

O irmanamento, firmado em 27 de outubro de 1969, teve como objetivo aproximar a comunidade japonesa e os paulistanos, aprofundando as nossas relações sociais, culturais e econômicas.

“Gostaria de expressar meu agradecimento a Prefeitura de São Paulo. Tanto a capital paulista como Osaka São cidades muito grandes e ativas e que estão cada vez mais próximas”, disse o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.

Hoje a comunidade brasileira no Japão é a terceira maior no exterior, com cerca de 200 mil pessoas. A maior comunidade nipo-descendente do Japão também está localizada no Brasil, totalizando 2 milhões de pessoas. Este vínculo humano é o principal patrimônio das nossas relações bilaterais.

“São Paulo tem mais de 33 mil japoneses e é uma honra para nós celebrar o irmanamento com Osaka, uma cidade que traz características de formação histórica e econômica semelhantes às nossas. Espero que todos os membros da delegação se sintam em casa na cidade de São Paulo. Que os tradicionais laços que nos unem possam aprofundar ainda mais as nossas relações”, finaliza o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Maurício de Sousa
A celebração contou com a presença do cartunista brasileiro Maurício de Sousa, que não conquistou apenas os fãs brasileiros com as revistinhas da “Turma da Mônica”, como também alcançou leitores internacionais e influenciou as relações nipo-brasileiras.

“Estamos presentes no Japão com os nossos personagens, principalmente nas escolas que recebem nossas cartilhas com orientações para os filhos de imigrantes brasileiros que moram lá. Essa é a proposta que temos no Japão hoje”, disse Mauricio de Sousa, que lançou a revistinha “Turma da Mônica – Como preparar seu filho para estudar no Japão”, que tem como objetivo contribuir para a integração de crianças brasileiras na sociedade japonesa.

Durante a sua trajetória profissional, o artista foi reconhecido diversas vezes por suas obras. Em 2013, Maurício ganhou a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta”, prêmio concedido pelo imperador do Japão para aqueles que contribuem com a divulgação da cultura japonesa.

Celebrações
O aniversário de irmanamento conta com uma série de ações preparadas pelas duas cidades. Entre elas, a exposição “São Paulo e Osaka, uma história de 50 anos”, que traz diversas ilustrações produzidas por estudantes brasileiros da escola municipal “Cidade de Osaka” e por alunos estrangeiros da Escola Tanabe de Osaka.

O público também pode participar do “Osaka Scope”, iniciativa que tem como objetivo conectar as duas cidades por meio da tecnologia. Ao se aproximar de um túnel produzido pela organização, os participantes podem conferir as movimentadas ruas da região de Dotonbori, navegar pelo mar de luzes neons e saber mais sobre a vida cotidiana de Osaka.

SERVIÇO:
Exposição - “São Paulo e Osaka, uma história de 50 anos”
Local: Hall da Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15
Até 20/08