Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 | Horário: 12:31

Prefeitura de São Paulo assina operação de crédito para recapeamento de vias

Financiamento de R$ 500 milhões permitirá melhorar infraestrutura da cidade

O prefeito Bruno Covas assinou nesta quinta-feira (21/11) a contratação de operação de crédito no valor de R$ 500 milhões para o financiamento do Programa de Recapeamento da Cidade de São Paulo. A previsão é que os recursos permitam a recuperação de 3,2 milhões de metros quadrados de vias públicas até o fim de 2020.

Segundo o prefeito Bruno Covas, as guias e sarjetas também serão refeitas. “Se é feito o recape sem refazer guia e sarjeta você tem a entrada da água por baixo do asfalto e, desta forma, o trabalho precisará ser refeito em poucos meses. O que deveria durar anos acaba durando meses”, afirmou.

A ação integra o Programa de Metas da Prefeitura para o biênio 2019-2020. Ele tem como objetivo o aumento da durabilidade das vias pavimentadas paulistanas, assim como a diminuição gradativa da demanda por manutenção das vias públicas e de ações de “tapa-buraco”.

“As concessionárias também mudaram a postura. Estamos acertando novos convênios com a Sabesp, que já colocou algumas licitações na rua, e a Comgás, que já alterou o modelo de contratação. Vias que fazem recape são proibidas para obras de concessionárias durante dois anos a não ser que aconteça algo emergencial como um vazamento de gás”, afirmou o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

Os contratos para execução das intervenções de recapeamento já estão sendo assinados e a ordens de serviço começam a partir de dezembro. As ações serão feitas gradativamente para cidade não parar por conta das obras.

“Parte das obras serão feitas no período noturno. Peço a paciência e a colaboração da população já que aguentar o barulho alguns dias é um problema melhor do que ter que bloquear diversas vias ao longo do dia”, finaliza o prefeito Bruno Covas.

Gestão fiscal

A contratação deste financiamento só foi possível por conta da gestão fiscal equilibrada da Prefeitura de São Paulo nos últimos anos, que levou os níveis de endividamento da cidade aos patamares mais baixos neste século (conforme gráfico abaixo).

* percentual de 2019 refere-se ao fechamento do 2º quadrimestre.

A Prefeitura de São Paulo recebeu propostas de financiamento de três instituições financeiras, sendo a oferta do Banco Itaú a mais vantajosa de acordo com o ranking de Custo Efetivo Total (CET). Com garantia da União, a operação de crédito assinada tem prazo de carência de um ano e sete anos para ser amortizada.

Veja a relação das vias que serão recapeadas clicando aqui.