Sábado, 9 de Março de 2019 | Horário: 12:37

Prefeitura de São Paulo anuncia vencedores da licitação dos contratos de varrição

Ao todo, os contratos geram economia mensal de 15,3 milhões de reais aos cofres públicos

Atualizado em 13/03/2019 às 19h50

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) anuncia neste sábado (9) as seis empresas e consórcios vencedores do processo licitatório dos contratos de varrição do Município. Ao todo, os contratos geram uma economia mensal de 15,3 milhões de reais e, com os três anos de contrato, uma economia global de mais de 553,2 milhões aos cofres públicos, propondo ainda melhorias nos serviços prestados.

“Com a estratégia de dividir a cidade em seis lotes e somente uma empresa ou consórcio trabalhar em cada um, abre-se um aumento de competitividade. Logo, conseguimos ampliar a concorrência para mais empresas e, assim, garantir o melhor preço, junto com qualidade de serviço. A Amlurb recebeu 18 propostas e hoje estamos anunciando as seis vencedoras. É um resultado extremamente significativo para a cidade de São Paulo” comenta Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da autarquia.

Ao todo, foram 35 dias de análise das documentações recebidas no processo licitatório, no qual a Comissão Especial de Licitação (CEL) iniciou na sexta-feira (8) o julgamento dos documentos de habilitação dos envelopes abertos na sessão pública realizada nos dias 18 de janeiro e 25 de fevereiro. Na análise em questão, foram levadas em consideração todas as exigências propostas no edital como habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação econômica e financeira, qualificação técnica, Recursos materiais – equipamentos, equipamentos e pessoal.

Empresas vencedoras por lote:

+        Lote I – Corpus Saneamento e Obras LTDA

+        Lote II – Sustentare Saneamento S/A

+        Lote III – Consórcio Locat SP

+        Lote IV – Consórcio Limpa SP

+        Lote V – CONSÓRCIO SCK

+        Lote VI – Consórcio Ecoss Ambiental

Depois deste anúncio, está previsto um prazo de cinco dias úteis (de 11 a 15 de março) para as demais empresas que participaram do processo licitatório entrarem com recurso. Caso haja recursos, as que forem nomeadas têm mais cinco dias para se manifestarem.  Com isso, a Comissão Especial de Licitação (CEL) da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) analisa os documentos e julga a procedência para homologação.

Melhorias no edital

Após o encerramento do contrato via licitação de 2011 a Amlurb, em conjunto com a Prefeitura, fez adequações e ajustes no novo edital de 2018, juntamente aos estudos citados, a fim de propor melhorias na execução dos serviços de limpeza urbana. Vale ressaltar que o atual edital proposto é resultado do acompanhamento da execução do contrato anterior pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), combinado com a implantação de novas tecnologias e modelos de gestão de resíduos sólidos urbanos alinhados à Prefeitura de São Paulo.

Desta forma, o edital prevê a inclusão da destinação final dos resíduos, triagem e tratamento adequado, como, por exemplo, enviar os recicláveis às cooperativas e às centrais mecanizadas. Assim como a operação de pátios de compostagem, aumento de varrição mecanizada, fiscalização/monitoramento com utilização de ferramentas de tecnologia e a utilização desses dados para melhoria da gestão de resíduos.