Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2021

Prefeitura anuncia imunização de população em situação de rua 60+ e inicia vacinação antecipada de idosos 85+

Aplicação da segunda dose em profissionais de saúde da linha de frente, idosos em instituições de longa permanência e indígenas também começa nesta sexta-feira (12)

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, acompanharam, na manhã desta quinta-feira (11), o início da vacinação de idosos com idade acima de 85 anos no estádio do Pacaembu, um dos cinco pontos de vacinação drive-thru da cidade. Além das 86 mil doses disponíveis para pessoas entre 85 e 89 anos na cidade de São Paulo, prefeito e secretário também anunciaram a aplicação de mais 2.200 doses para imunização de pessoas em situação de rua com idade superior a 60 anos, também a partir desta sexta-feira (12).

"A partir de amanhã, teremos a vacinação de pessoas com mais de 85 anos em todas as 468 UBSs da cidade e, também a partir dessa sexta-feira, vamos começar a vacinar 2.200 moradores em situação de rua com mais de 60 anos. Trata-se de uma solicitação do Ministério Público e da Defensoria Pública que a Prefeitura vai atender através da rede que faz visitação aos moradores de abrigos municipais ou de pessoas que estão na rua. Nessa questão da vacina, cada dia importa", esclareceu o prefeito.

Covas também comentou o fato de já terem sido vacinados 34 mil idosos acima dos 90 anos, número superior à estimativa inicial de 33 mil feita pela Prefeitura. "Aqui na cidade de São Paulo o SUS é porta aberta, a gente não nega atendimento a ninguém. As pessoas que estão procurando os cinco drive-thru e as 468 UBSs e que tem mais de 90 anos estão sendo atendidas. É normal, nos nossos hospitais municipais, ter atendimento de pessoas de fora. A cidade enfrenta, há tempos, o problema do subfinanciamento do SUS, mas não vamos fechar as portas dos nossos hospitais e UBSs. Vamos continuar atendendo a todos", completou.

O balanço foi concluído na noite desta quarta-feira (10) e 34.481 idosos foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Esse número supera a meta de 32.837 idosos com mais de 90 anos, nesta faixa-etária da campanha. Até agora, a cidade já imunizou um total de 301.210 pessoas. Por ser um sistema de porta aberta, o município acolheu também idosos de outras cidades, o que fez com que um número maior de idosos viesse a ser vacinado.

Segunda dose

Já o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, lembrou que as pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina no fim de janeiro já estão aptas a receber a segunda e última aplicação. "Amanhã (sexta-feira) a gente começa a dar a segunda dose para aqueles profissionais de saúde da linha de frente, idosos em instituições de longa permanência e indígenas que receberam a primeira aplicação no fim de janeiro. Já recebemos as 203 mil vacinas necessárias e, a partir dessa sexta-feira, também iniciaremos a vacinação nesse primeiro grupo", informou.

Além disso, o secretário também disse estar esperançoso com a evolução do cronograma de vacinação contra a Covid-19. "Temos toda uma programação já estabelecida com o Instituto Butantan, com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Fiocruz, que está sendo cumprida regularmente. Acreditamos que, com a chegada dos insumos da China, possivelmente vamos conseguir cumprir não só o que está programado, mas também avançar para outras faixas etárias de idosos acima de 60 anos. E também estamos muito esperançosos que a Anvisa libere logo outras vacinas para que a gente possa distribuir para a população da cidade", encerrou.

Drive-thrus

A operação terá o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a organização do trânsito local. O funcionamento das cinco unidades é das 8h às 17h nos seguintes endereços:

1. Praça Charles Muller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste);
  2. Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste);
  3. Autódromo de Interlagos - Rua Jacinto Júlio, Portão 9, KRF (Zona Sul);
  4. Centro de Exposições do Anhembi - Rua Olavo Fontoura, Portão 38 (Zona Norte);
  5. Igreja Boas Novas - Rua Marechal Malet, 611 - Parque da Vila Prudente (Zona Leste).

Desde a sexta-feira (11), a vacina também estará disponível em todas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, nos Centros-Escolas das 8h às 17h e nos 84 Drive-Thrus implantados na cidade de São Paulo. Acesse a lista completa aqui.

Pontos estruturados para a imunização

• Centro-Escola Barra Funda (Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283)
  • Centro-Escola Geraldo de Paula Souza (Av. Dr. Arnaldo, 925)
  • Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã (Av. Vital Brasil, 1.490)

Para saber qual é a UBS mais próxima da sua residência, acesse o site Busca Saúde. Para consultar a lista das AMAs/UBSs Integradas que funcionam aos sábados, acesse este link.

Idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção

Serão atendidos pelas equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e vacinados em suas casas. Nas regiões não cobertas pela ESF, o familiar ou responsável pelo idoso deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar o serviço.

Pré-cadastro no site "Vacina Já"

Os idosos, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br).  A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações.

Vale ressaltar que não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais.