Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020

Prefeitura de São Paulo abre Parques Naturais Municipais para visitação gratuita do público

Horário: 00:00
Iniciativa é uma oportunidade de conexão com a natureza e irá contemplar os Parques Naturais Municipais Itaim, Jaceguava, Varginha, Fazenda do Carmo e Bororé
749677-Parque Natural Municipal Itaim

Aumentar o contato da população com as reservas ambientais paulistanas. Em iniciativa inédita, a Prefeitura de São Paulo iniciou nesta terça-feira (14/01), no Parque Natural Municipal Itaim, em Parelheiros, na Zona Sul da capital, um projeto piloto de visitação aos parques naturais da cidade. A iniciativa também irá contemplar os parques Jaceguava, Fazenda do Carmo, Varginha e Bororé. (ver programação abaixo)

Segundo a diretora da Divisão de Gestão de Unidade de Conservação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Anita Correia de Souza Martins, os quatro parques da Zona Sul (Itaim, Jaceguava, Bororé e Varginha) já estarão abertos a partir de janeiro. O Fazenda do Carmo (Zona Leste) será aberto em fevereiro. “Até hoje esses parques recebiam visitas mediante agendamento. A partir de agora, sempre um dia por semana e aos fins de semana e feriados, esses parques podem ser visitados das 8h às 17”, destacou.

“Nesses parques, o importante é a conexão com a natureza. As pessoas poderão fazer as trilhas, usar as áreas de lazer como o parquinho e o espaço para piquenique”, completou Anita.

Localizado em Parelheiros, o Parque Natural Municipal (PNM) Itaim possui área aproximada de 477 hectares, na Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia, e fica a cerca de 30 km da região Central da capital paulista.

Na imensa área verde, a população pode ter acesso a três trilhas (Tatu, Ribeirão Itaim e Bosque do Silêncio), área para contemplação e piquenique, parquinho infantil, banheiro (masculino e feminino), administração/informações e estacionamento para carros.

Nas trilhas, os visitantes poderão ouvir sons e sentir a umidade e os cheiros, observar uma imensa diversidade de plantas (cada uma adaptada à sua forma), além de árvores nativas  com a embaúba e o cedro-rosa.

“Inicialmente, as equipes do parque devem acompanhar as trilhas. Posteriormente as visitas serão autoguiadas. A ideia é que a pessoa chegue no parque, receba um folder da trilha que ela vai com a identificação das espécies e ela mesma possa ir fazendo essa visualização”, destacou a diretora da Divisão de Gestão de Unidade de Conservação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Programação de abertura dos parques:

Recomendações aos visitantes

- Vista roupas confortáveis e leves e bota ou tênis apropriados;

- Leve repelente, protetor solar e água;

- Ande sempre em fila indiana;

- Observe a natureza ao redor, o caminho que pisa e atenção ao tocar arvores, corrimões, etc;

- Na natureza, não tire nada além de fotos, não leve nada além de boas recordações e não deixe nada além de pegadas.