Notícia na íntegra

Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022 | Horário: 08:36

Prefeitura de São Paulo abre Consulta Pública Virtual para nova plataforma Smart Sampa

Contribuições poderão ser feitas até 31 de agosto; iniciativa prevê instalação de 20 mil câmeras até 2024 e investimento estimado em 70 milhões por ano


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, disponibilizará, de 12 a 31 agosto, uma consulta pública virtual para a contratação de uma nova plataforma de videomonitoramento em São Paulo. O link para consulta é: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/209#process-list

A Smart Sampa tem previsão de integrar mais de 20 mil câmeras até 2024 e investimento estimado de R$ 70 milhões por ano.

A iniciativa busca a modernização e ampliação no monitoramento de câmeras na capital, agregando o conceito de cidades Inteligentes e permitindo maior eficácia e agilidade no atendimento de ocorrências da Guarda Civil Metropolitana e demais órgãos de segurança.

A Smart Sampa possibilitará um monitoramento mais inteligente e especializado graças ao uso de analíticos, permitindo que os órgãos de segurança possam promover a filtragem instantânea de imagens de ocorrências.

Com recursos de identificação facial e detecção de movimento, as câmeras reconhecerão atitudes suspeitas, pessoas procuradas, placas de veículos e objetos perdidos.  

A nova plataforma ainda facilita a integração de diversos serviços municipais, como CET, SAMU, Defesa Civil e GCM, em uma única plataforma por meio da criação de uma moderna Central de Monitoramento Integrada.

Além disso, com as novas câmeras, os órgãos de segurança terão como monitorar escolas, UBS e demais equipamentos públicos, aumentando significativamente a segurança nesses locais.

As câmeras técnicas contarão ainda com monitoramento de calor, facilitando a supervisão em praças e parques, que normalmente possuem árvores e áreas verdes que podem prejudicar uma vigilância mais precisa.

As contribuições podem ser realizadas pela plataforma Participe+. Empresas, especialistas e técnicos em segurança e videomonitoramento poderão sugerir ideias e sugestões para aprimorar o texto do edital de licitação da nova plataforma.

Haverá ainda, no dia 22 de agosto, uma audiência pública para discutir o termo de referência do Programa e tirar as dúvidas a respeito do Smart Sampa.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn