Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022 | Horário: 15:10

Prefeitura cria prêmio de até R$ 6 mil aos profissionais das escolas indiretas e parceiras da Rede Municipal

Serão investidos R$ 300 milhões para beneficiar aproximadamente 50 mil trabalhadores

A Prefeitura de São Paulo promoveu, na manhã desta sexta-feira (12), o seminário Educação em Rede no Memorial da América Latina, localizado na Zona Oeste da capital. Durante o evento o prefeito Ricardo Nunes, acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Fernando Padula, anunciou a criação de uma política de incentivo que, pela primeira vez, beneficiará os funcionários dos Centros de Educação Infantil (CEI) das unidades indiretas e parceiras com o pagamento de prêmio de até R$ 6 mil. No total, serão destinados R$ 300 milhões para beneficiar aproximadamente 50 mil profissionais.

Os trabalhadores dos CEIs indiretos e parceiros passam a ser contemplados por esse tipo de programa de forma inédita. Serão atendidos todos os trabalhadores das unidades, incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, cozinheiros, auxiliares de limpeza e de cozinha. Até então, o Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), existente desde 2009, só beneficiava os servidores diretos da Educação.

“Estamos dando passos largos em relação às conveniadas e hoje é um dia muito importante. Serão beneficiados diretores, coordenadores, cozinheiras, enfim, todos os que fazem parte do processo. Este reconhecimento fará com que possamos seguir mais fortes e mais longe, realizando um trabalho conjunto na área da Educação”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.

Nunes também ressaltou que os CEIs são fundamentais durante a primeira infância, porque em suas unidades os pequenos são orientados por pedagogas que estimulam seu desenvolvimento social e cognitivo.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, destacou que o PDE para os trabalhadores das unidades indiretas e parceiras é uma medida importante como incentivo a todos os profissionais envolvidos na Educação.

“Somos uma única rede municipal de ensino, onde o acesso, a permanência e a qualidade são desafios constantes. São Paulo já teve mais de 200 mil crianças fora da creche e é um compromisso meu e do prefeito Ricardo Nunes manter a fila das creches zerada. São Paulo é a capital mundial da vacina e também será da primeira infância”, afirmou

Critérios

O prêmio será calculado individualmente, levando em conta os seguintes critérios: assiduidade (terá o maior peso, com 30% do valor); permanência (20%); formação continuada, realizada fora do horário de trabalho (10%); engajamento com o trabalho coletivo e projeto pedagógico do CEI (10%), assim como articulação com outros equipamentos que atendem a criança, quando identificadas situações de risco; violência e vulnerabilidade social (10%); interação com as famílias/responsáveis para esclarecimentos sobre o projeto pedagógico e as aprendizagens e desenvolvimento dos bebês e crianças (10%) assim como o índice de evasão do CEI (10%).

Só terão direito ao prêmio os funcionários ativos que prestam serviços para Organização da Sociedade Civil (OSC) parceiras da SME em Centro de Educação Infantil por pelo menos nove meses durante o ano de 2022. Outro critério é que o profissional deverá estar prestando serviços até o dia 31 de dezembro deste ano.