Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 | Horário: 18:25

Prefeitura cria calculadora para monitorar emissões de poluentes da frota de ônibus

Parceria entre SPTrans e Instituto de Energia e Meio Ambiente cria calculadora para monitorar as emissões de poluentes da frota nos próximos 19 anos. Empresas de ônibus receberão gratuitamente a ferramenta disponibilizada em planilha Excel

A Prefeitura, por meio da SPTrans, gestora do transporte público da cidade, e em parceria com o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), acaba de lançar a ferramenta gratuita  Planejamento de Frota (PlanFrota). Trata-se de uma calculadora de emissões de poluentes, que vai auxiliar as empresas de ônibus no monitoramento de emissões atmosféricas de dióxido de carbono (CO2), material particulado (MP) e óxidos de nitrogênio (NOx). Dessa maneira, será possível contribuir para que os operadores do sistema cumpram as metas de redução estabelecidas na Lei Municipal nº 16.802/18, que dispõe sobre o uso de fontes de energia menos poluentes na frota de transporte coletivo de São Paulo.

Um dos objetivos é padronizar os relatórios para o monitoramento anual do impacto da frota nas emissões de poluentes entre os anos de 2016 a 2038. Desta forma, os resultados enviados pelas empresas operadoras serão consolidados e monitorados pela SPTrans, facilitando a avaliação do cumprimento do cronograma de metas estabelecido na Lei. A PlanFrota já foi apresentada no Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas –COMFROTA.

Metodologia

As quantidades anuais de emissões de CO2, MP e NOx serão geradas após a inclusão de dados, tais como: tipo de veículo e motor, combustível/tecnologia utilizados,  ano-modelo e presença ou não de ar condicionado. O cálculo final das emissões resulta da multiplicação entre a quilometragem percorrida por ano, o fator de emissão de cada poluente e do consumo de combustível por tipo de veículo.

As empresas receberão treinamento para entender as funcionalidades da planilha e cadastrar a frota de forma correta. Os operadores levarão seus próprios computadores para a instalação do PlanFrota. Os resultados fornecidos por esta ferramenta fazem parte das obrigações contratuais.