Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 | Horário: 19:20

Prefeitura compra combustível para dar continuidade aos serviços públicos

A Prefeitura de São Paulo informa que conseguiu na tarde desta sexta-feira comprar combustível para dar continuidade aos serviços públicos, ameaçados diante da continuidade da greve dos caminhoneiros. Somente em uma distribuidora da zona Sul foram adquiridos 240 mil litros de óleo diesel, que foram retirados e transportados com apoio da Polícia Militar. Ainda assim, será necessário manter as medidas de contingência.

TRANSPORTES
A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que deve operar neste fim de semana com 40% da frota. O índice de segunda-feira dependerá da quantidade dos estoques e de novas compras que puderem ser realizadas. O serviço parcial será mantido graças à compra de 240 mil litros de óleo diesel. Apesar da compra, a SPTrans informa que o combustível continuará sendo usado de forma racionada.

Durante o início da manhã desta sexta-feira, as empresas conseguiram circular com 60% da frota programada. As linhas de trólebus e os veículos do ATENDE operaram com a frota máxima. No entrepico, a SPtrans autorizou as empresas de ônibus a rodar com 40% dos veículos, para garantir o atendimento no fim da tarde e noite. No período de pico da tarde, a partir das 16h30, as empresas conseguiram manter 50% da frota prevista circulando.

Por conta da paralisação dos caminhoneiros, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes cancelou hoje o programa Sexta Sem Carro no centro da Capital. Para garantir o abastecimento de serviços essenciais na cidade, a CET liberou a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC). A CET também orientou os agentes de trânsito a não aplicar multas aos motoristas que tiverem pane seca nos veículos.  Os agentes devem fazer apenas a remoção do veículo para um local seguro e onde não prejudique o trânsito. A manutenção dessas medidas depende da evolução da greve dos caminhoneiros e será decidida ao longo do fim de semana.

COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO
A AMLURB informa que hoje, as concessionárias conseguiram adquirir combustível para a coleta de lixo domiciliar. Ela está mantida para esta noite e para amanhã, durante o dia. As empresas irão reavaliar os estoques ao final do trabalho para decidir se conseguirá realizar a coleta noturna de sábado. Os Ecopontos permanecem fechados, já que os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros. Os serviços de varrição de vias e logradouros continuam reduzidos, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos está mantido.

SAÚDE
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que todas as unidades estão funcionando normalmente e que, até o momento, não houve registro de falta de medicamentos ou de outros insumos. Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) informa que conta com uma reserva de combustível para garantir o serviço até o fim do domingo.

EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas da rede municipal abriram as portas para receber os alunos nesta sexta-feira, inclusive com a oferta regular de merenda. Na segunda-feira, as aulas também estão mantidas, e a merenda terá um cardápio especial, elaborado com supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar, de acordo com os insumos disponíveis em estoque nas escolas. A partir de segunda também pode haver problemas na entrega do programa Leve-Leite. Houve redução de 69% no atendimento do transporte escolar nesta sexta-feira, por decisão dos próprios condutores, e não por falta de combustível. Isso ocorreu apesar da orientação da SME, para que o serviço fosse oferecido. A pasta reforça essa orientação para que o transporte seja realizado na segunda-feira.

SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL
O estoque de combustível para o serviço de remoção de corpos é suficiente para garantir o serviço até o fim deste sábado (26.05).

ESTADO DE EMERGÊNCIA
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decretou estado de emergência nesta sexta-feira. A medida permite que a prefeitura faça compras sem licitação, requisite ou apreenda bens privados, como por exemplo o combustível que esteja estocado em um posto.

O prefeito determinou também a criação de um comitê de crise que vai avaliar e tomar as medidas necessárias. Caso continue a situação de desabastecimento provocado pelas manifestações, pode haver decretação de feriado municipal ou de ponto facultativo. O estado de emergência pode evoluir para estado de calamidade pública.

Dentre as medidas a serem adotadas estão a suspensão de serviços administrativos não essenciais com vistas à economia de combustível.

O comitê será presidido pelo prefeito e será composto pelos secretários de Justiça, Governo, Comunicação, Fazenda, Segurança Urbana, Procurador Geral do Município.

A Prefeitura, com o auxílio da Polícia Militar, continua empenhada em fazer valer a liminar obtida na quinta-feira, que obriga os grevistas a suspender atos que impeçam o abastecimento de combustível para os serviços essenciais.