Quinta-feira, 6 de Junho de 2019

Prefeitura completa mais de 2000 acolhimentos à população em situação de rua com a Operação Baixas Temperaturas

Horário: 00:00
Ação, que é intensificada sempre que a temperatura atinge um patamar igual ou inferior a 13ºC, será realizada até 20 de setembro

Mais de 2000 acolhimentos em ações realizadas no período noturno. Este foi o número de pessoas atendidas pela Prefeitura de São Paulo, desde o início do Plano de Contingência para Situação de Baixas Temperaturas, em 22 de maio. A ação se estenderá até 20 de setembro e será intensificada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC. Os números foram atualizados na manhã desta sexta-feira.

A ação – realizada em conjunto pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde e Segurança Urbana -  tem como objetivo zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, durante os meses mais frios do ano.

Apenas na madrugada desta segunda-feira (dia 10) foram realizados 163 atendimentos junto à população em situação de rua na cidade, com 147 acolhimentos e 16 recusas de encaminhamento aos centros de acolhidas municipais.

Abordagem -  Compostas por um total de 600 orientadores socioeducativos, as equipes vão ao encontro das pessoas em situação de rua e oferecem encaminhamento e acolhimento em locais protegidos do frio. Atualmente, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com 148 serviços para esse público, além de 22 mil vagas, sendo 18.411 de acolhimento.  A rede também oferece 128 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs) que, juntos, disponibilizam 2.335 vagas. Para a Operação Baixas Temperaturas foram aditadas vagas emergenciais: 20 para os SAICAs e 260 para a população de rua.

Os orientadores atuam diariamente, das 8h às 22h. Há cem veículos para transportar as pessoas em situação de rua para Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), Centros de Acolhida e Núcleos de Convivência.

As abordagens realizadas durante o dia são executadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e também têm sido intensificadas nesta época do ano.

Fazem parte dos serviços disponibilizados  os Centros de Acolhida, Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), Unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDEs), Núcleos de Convivência, Repúblicas e Serviços de Abordagem, além de bagageiro e projetos especiais Autonomia em Foco e Família em Foco, entre outros.

Como é feito o acolhimento

Quando a pessoa chega aos Centros de Acolhida tem acesso à camas, cobertores, travesseiros, banho, jantar e  café da manhã. Ela também recebe atendimento social e é encaminhada para outras políticas públicas, de acordo com a sua necessidade.

Não existe fila de espera para obter vaga. Basta que a pessoa aceite o acolhimento oferecido pela Prefeitura e preencha uma ficha com os dados básicos para identificação.

A pessoa também pode procurar esses locais espontaneamente. Caso o lugar  encontrado esteja com vagas preenchidas, ela será encaminhada para o Centro de Acolhida mais próximo da região.

Apoio da população

Para ajudar uma pessoa em situação de rua é preciso apenas solicitar uma abordagem social por meio da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS). A central funciona 24 horas por dia e pode ser acionada pela Central SP 156. A solicitação pode ser anônima.

Para facilitar a identificação, é necessário informar:

- O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (com número aproximado);

- Citar pontos de referência;

- Fornecer as características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.