Terça-feira, 26 de Maio de 2020 | Horário: 18:56

Prefeitura avalia positivamente antecipação de feriados

Tanto o número de veículos nas ruas quanto o de passageiros nos ônibus foram reduzidos de maneira significativa

A Prefeitura de São Paulo avaliou positivamente os resultados obtidos por meio da antecipação dos feriados entre os dias 20 e 25 de maio, uma vez que tanto o número de veículos nas ruas quanto o de passageiros nos ônibus foram reduzidos de maneira significativa na quarta e na quinta-feira.

Nos dias 18 e 19, antes dos feriados, circularam 3,2 milhões de veículos na cidade. Já no feriado antecipado de Corpus Christi, dia 20, a CET registrou uma redução para 900 mil veículos, o equivalente à média dos domingos.

No feriado antecipado da Consciência Negra, dia 21, o volume caiu ainda mais, para 780 mil carros. A quantidade de veículos nas ruas voltou a crescer no ponto facultativo de sexta, dia 22, para 2,4 milhões e no sábado, dia 23, ficou em 1 milhão.

No domingo, o número novamente caiu para 700 mil veículos. Na antecipação do feriado estadual de 9 de Julho, o volume ficou em 1,1 milhão. Nesta terça-feira, dia 26, a cidade registrou pico de congestionamento de 20 km, às 13h.

Esse movimento foi seguido pelos passageiros nos ônibus. Segundo a SPTrans, a média de pessoas que utilizaram os ônibus nos dias 18 e 19 foi de aproximadamente 1,1 milhão. Já no feriado antecipado de quarta-feira, dia 20, o número caiu para 824 mil pessoas transportadas; reduzindo ainda mais na quinta-feira, dia 21, para 793 mil.

Na sexta-feira (ponto facultativo), a quantidade de passageiros voltou a subir totalizando 1 milhão, caindo novamente no sábado, dia 23, para 656 mil, e no domingo, dia 24, para 465 mil. Na segunda-feira, dia 25, a quantidade estimada de pessoas que utilizaram os ônibus municipais foi de 742 mil. Importante ressaltar que estimativas de usuários estão sujeitas a revisão, após a consolidação do banco de dados do sistema.