Quarta-feira, 6 de Novembro de 2019 | Horário: 05:00

Prefeitura autoriza "Bandeira 3" para táxi

Tarifa somente será aplicada nas saídas de grandes eventos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), publica hoje (6), no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, portaria que institui a tarifa "Bandeira 3", a ser utilizada por todas as modalidades do serviço de táxi. A tarifa corresponde ao acréscimo de 30% na tarifa quilométrica sobre o valor cobrado na Bandeira 2. A medida atende a uma demanda da categoria.

Essa bandeira só poderá ser aplicada em viagens iniciadas na saída de grandes eventos, como espetáculos, feiras, congressos, eventos esportivos e eventos oficiais da cidade que forem previamente cadastrados no Departamento de Transportes Públicos (DTP). Para utilizar a Bandeira 3, o taxista obrigatoriamente deve avisar ao passageiro antes do início da corrida para que ele decida se quer fazer a viagem.

Por exemplo, em uma corrida cujo valor marcado no taxímetro seja de R$ 20,50 na Bandeira 2, o valor a pagar será de R$ 24,58 na Bandeira 3. Vale ressaltar que tanto a Bandeira 2 quanto a Bandeira 3 (acréscimo de 30% na tarifa quilométrica sobre o valor cobrado na Bandeira 2) são de uso opcional do taxista.

Cada motorista deverá portar duas tabelas de preços — uma delas afixada no vidro lateral esquerdo traseiro do veículo e outra para informação ao passageiro no momento da cobrança.

É importante esclarecer que os taxistas de todas as categorias ficam obrigados a realizar a verificação dos taxímetros, feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo — IPEM. Durante o prazo para vistoria estabelecido pelo órgão, fica provisoriamente autorizada a cobrança das tarifas dos táxis das categorias Comum, Comum-Rádio, Especial e Luxo de acordo com a tabela de preços elaborada pelo DTP e publicada no Diário Oficial. Caso o taxista não verifique seu taxímetro no prazo determinado pelo IPEM, estará sujeito à fiscalização e sanções do DTP.

Táxi Comum

Bandeira 1 (das 6h às 20h, de segunda a sábado) - R$ 4,50 mais a tarifa de R$ 2,75 por quilômetro rodado;

Bandeira 2 (das 20h às 6h, de segunda a sábado, e o dia todo aos domingos) – Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa quilométrica;

Bandeira 3 (viagens iniciadas em grandes eventos previamente cadastrados no DTP) — Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa da Bandeira 2.