Segunda-feira, 18 de Maio de 2020

Prefeitura atenderá cerca de 10 mil pessoas nesta semana em serviços de seguro-desemprego e auxílio emergencial

Agendamentos nos Cates podem ser feitos pela central 156 ou pela internet, no portal do serviço

Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cates) da Prefeitura devem atender nesta semana cerca de 10 mil pessoas que agendaram serviços de habilitação do seguro-desemprego e requerimento do auxílio emergencial do Governo Federal. São 13 unidades abertas em diferentes bairros da capital para ajudar a população que não tem familiaridade com o mundo digital a acessar os benefícios durante a pandemia pelo coronavírus.

“O cidadão que precisa solicitar o benefício pode escolher a unidade mais próxima de sua residência e reduzir o deslocamento pela cidade, evitando também o contágio pelo vírus. Os atendentes da central 156 orientam o solicitante durante a ligação, a fim de que todos os documentos necessários sejam levados no dia marcado e não seja perdida a oportunidade de passar pelo atendimento”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Por volta de 70% dos agendamentos da semana são para solicitantes do seguro-desemprego para habilitação ou resolver pendências que inviabilizam a liberação do benefício. Os demais pedidos de atendimento se voltam ao requerimento do auxílio emergencial. Somente nesta segunda-feira (18), são esperadas cerca de 2,2 mil pessoas nos 13 Cates.

Confira quem tem direito aos benefícios

Tem direito ao benefício do seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa. O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também tem direito.

Já para o auxílio emergencial do Governo Federal, podem receber os desempregados, trabalhadores informais, MEI – Microempreendedores Individuais, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e contribuinte individual ou facultativo da Previdência Social. Para ter direito ao benefício, será avaliado pelo governo federal a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, e de até três salários mínimos por família.

Como agendar

Os serviços da central 156 da Prefeitura realizam o agendamento via telefone ou pela internet no portal por este site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. Durante o atendimento é possível escolher a unidade mais próxima de casa. O serviço funciona todos os dias semana, 24 horas.

Os atendentes do 156 verificam se o cidadão tem condição de realizar o serviço pela internet nos portais do Governo Federal. Caso não seja possível, irão questionar se o CPF do cidadão está ativo. Se a pessoa não tiver CPF ou estiver com alguma restrição, será indicada a resolução desse problema para prosseguimento do atendimento, que será finalizado com a informação do dia, horário e local, além dos documentos necessários e número de protocolo, tanto para o auxílio emergencial quanto para o seguro-desemprego.

Nas unidades do Cate será verificado se a pessoa está agendada e se os documentos estão corretos. Para proteção das equipes técnicas e do cidadão é obrigatório o uso de máscaras, conforme orientação dos órgãos de saúde. Quem chegar à unidade sem a proteção recebe um modelo descartável no local.

Unidades atenderam mais de 6 mil na semana passada

Entre os dias 4 e 8 de maio as 13 unidades do Cate atenderam 6.281 pessoas para realizar o requerimento do auxílio emergencial do Governo Federal e para a habilitação do seguro-desemprego.

Nos últimos dois dias foram 2.781 atendidos, sendo que 1.079 pessoas que buscaram pelo serviço do seguro-desemprego conseguiram habilitar o beneficio. Quanto ao auxílio emergencial, por volta de 38% dos que agendaram o atendimento para requerer o benefício conseguiram dar andamento ao pedido e parte deles tomaram conhecimento, no ato do atendimento, sobre a liberação do benefício.

Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate

Para quem agendou serviços de Seguro Desemprego

Para o Trabalhador Doméstico

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

Para o Trabalhador Formal

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial

1. Documento de Identificação com foto;

2. Número do CPF;

3. Aparelho de celular com numero ativo para recebimento do código de validação.

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar

Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h

Zona Norte