Sexta-feira, 5 de Agosto de 2022

Prefeitura aprova desfile cívico na Liberdade em comemoração ao Bicentenário da Independência

Horário: 00:00
Organizado por representantes da comunidade nipobrasileira, evento será uma homenagem ao Brasil, que hoje concentra a maior população de origem japonesa fora do Japão

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), aprovou o projeto de comunicação visual para um desfile cívico no bairro da Liberdade que celebrará o Bicentenário da Independência do Brasil. Confira a publicação no Diário Oficial.

O evento será realizado em 4 de setembro, das 10h às 12h, em logradouros públicos como a Avenida Liberdade, Praça da Liberdade, Rua dos Estudantes, Rua Galvão Bueno, Rua da Glória, Rua Fagundes, Rua Barão de Iguape e Rua São Joaquim. As ruas serão decoradas com adereços típicos japoneses e, na Avenida Liberdade, um palco será instalado.

Por conta da inserção desses elementos visuais na paisagem urbana, o projeto de comunicação visual do evento precisou ser analisado pela presidência da CPPU sob a perspectiva da Lei Cidade Limpa. Para a deliberação, a Comissão da SMUL considerou a Resolução SMDU.CPPU/20/2015, que regulamenta a comunicação visual dos eventos realizados na cidade, além da Portaria 376/2022, que define as festividades comemorativas ao Bicentenário da Independência como estratégicas no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo em 2022.

Uma série de atividades está prevista. Além de desfiles do Exército Brasileiro, Polícia Militar do Estado de São Paulo e de escoteiros do Brasil, o Japão também será representado através de danças, cosplay, caratê, desfile de carros e apresentação musical.

A organização do evento é feita por entidades representantes da comunidade nipobrasileira. Segundo elas, o objetivo é manifestar gratidão ao Brasil pelo acolhimento de milhões de imigrantes japoneses. Dados da Embaixada do Japão no Brasil estimam que vivam, aproximadamente, 2 milhões de japoneses e descentes no Brasil. Trata-se da maior população de origem japonesa fora do Japão.

CPPU

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) atua como guardiã da Lei Cidade Limpa. Ela é um colegiado composto por 16 representantes da sociedade civil e do poder público e delibera sobre intervenções na paisagem urbana da cidade de São Paulo.

Para saber mais sobre a CPPU, acesse o site.