Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 | Horário: 14:23

Prefeitura apresenta resultados da quarta etapa do Inquérito Sorológico com moradores da capital

Números apresentados pelo prefeito Bruno Covas apontam estabilidade da doença na cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou nesta quinta-feira (13/08) os resultados da Fase 3 (quarta etapa) do Inquérito Sorológico, realizado com os moradores da capital. O mapeamento apontou que cerca de 1,3 milhão de pessoas possuem anticorpos para covid-19 na cidade.

+ Veja a apresentação feita pelo prefeito durante a coletiva de imprensa on-line

Segundo o prefeito Bruno Covas, a doença afeta mais as classes D e E do que a classes A e B. “Em relação à questão racial, os pretos e pardos da cidade de São Paulo tem um índice de prevalência 82% maior do que os brancos. Mostra mais uma vez que a doença afeta mais a população com menores índices de IDH e a população preta e parda da cidade de São Paulo”, explicou o prefeito.

A pesquisa é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com 96% de confiança. Na Fase 3, os profissionais de Saúde visitaram 5.760 domicílios e testaram 2.532 pessoas. Nessa amostra, a taxa de prevalência da infecção por SARS-COV-2 no município ficou em 10,9% da população analisada.
Desse total, 14,7% de pessoas estão concentradas na Coordenadoria Regional de Saúde Sul; 11,9% na Sudeste; 11,5% na Leste; 7,9% na Norte e 4,9% na região Centro-Oeste.

Dados consolidados da pesquisa indicam que a maior prevalência segue sendo na faixa etária de 18 a 34 anos, seguidos pelas pessoas com idades entre 35 e 49 anos.

“Quero ressaltar a importância da conscientização dos nossos jovens. Volta e meia a gente ainda verifica a questão de alguns ‘pancadões’ e festas irregulares”, disse o prefeito Bruno Covas.

O inquérito apontou que, entre os participantes, aqueles que têm apenas o ensino médio tem três vezes mais a doença do que aqueles que têm o ensino superior.

“É importante levar a informação do isolamento social, do distanciamento e das regras sanitárias. A pesquisa consolida a informação de que o uso da máscara tem sido relevante e importante para manter os números na cidade de São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas. “É possível afirmar que o uso da máscara pela parte majoritária da população tem colaborado para manter os índices estáveis de prevalência e de imunização na cidade”, completou o prefeito.

Segundo o Inquérito Sorológico, 42,5% dos participantes que apresentaram sintomas de gripe dentre os positivos no teste eram assintomáticos.

Estabilidade da doença na cidade de São Paulo

A pesquisa apresentou os seguintes Índices de prevalência nas quatro fases já realizadas até o momento:

Fase 0: 9,5 %
Fase 1: 9,8%
Fase 2: 11,1%
Fase 3: 10,9%

“São números que, estatisticamente, significam uma estabilidade da doença na cidade de São Paulo. Isso significa que apesar de dois meses de reabertura e de flexibilização da atividade econômica, a gente mantém os mesmos índices de prevalência”, finalizou o prefeito Bruno Covas.

Sobre o Inquérito Sorológico

Com o objetivo de identificar o grau de contágio da população e conhecer a real letalidade da covid-19 e, assim, nortear a atuação da Saúde Pública no enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde está realizando um estudo analítico no município que terá oito fases, realizadas a cada 15 dias, em amostras diferentes, que serão realizadas em munícipes a partir de 18 anos.

“É importante esses dados de inquérito serem colhidos a cada 15 dias em ondas. Você vai acompanhando a realidade e, ao fim de nove etapas, nós teremos uma consolidação dos fatos reais”, explicou a secretária-adjunta da Saúde, Edjane Torreão.

A amostragem é feita por sorteio aleatório na área de abrangência das 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e leva em consideração bases do IPTU de 2020, hidrômetros da Sabesp e cadastro da Estratégia Saúde da Família.

O morador da residência sorteada recebe orientações do profissional da saúde sobre o estudo, assina o termo de adesão à pesquisa e, diante do aceite, tem amostra de sangue coletada.

A amostra é encaminhada para análise no LabZoo - Laboratório vinculado a Secretaria Municipal da Saúde/COVISA, que subsidia as ações de vigilância epidemiológica do município. Após o processamento, o resultado do exame será informado ao munícipe participante do estudo pela UBS de referência.