Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017 | Horário: 17:16

Prefeitura apresenta projetos de revitalização da Praça Vilaboim e do Parque Buenos Aires

Vilaboim será primeira “praça inteligente” da cidade, monitorada 24 horas por dia
798026-Coletiva de Imprensa – Anúncio da recuperação das PRAÇAS VILABOIM e BUENOS AIRES

A Prefeitura de São Paulo apresenta nesta segunda-feira (21) os projetos de revitalização da Praça Vilaboim e do Parque Buenos Aires, ambos localizados no bairro de Higienópolis, região central da cidade. As obras acontecem em parceria com a iniciativa privada, sem custo para o município, e todas as doações foram viabilizadas pela secretaria de Investimento Social.

A praça Vilaboim fica no quadrilátero formado pelas ruas Piauí, Armando Penteado, Aracaju e Tinhorão. O Praças, empresa que trabalha com adoção de praças públicas junto com as comunidades, fez a doação voluntária do projeto. Ele foi elaborado de forma participativa, levando em consideração as necessidades locais e discutindo as soluções com moradores do entorno da praça que participam da adoção colaborativa e financiam os serviços atuais de manutenção local (modelo de crowdfunding) e que será mantido após a revitalização.

As reformas serão financiadas pelo Shopping Higienópolis e pelo Hospital Infantil Sabará. O shopping doou os valores que serão usados na melhorias de infraestrutura e paisagismo do local, enquanto o hospital financiará um novo playground infantil. O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

"O custo estimado da reforma da Praça Vilaboim está em R$ 300 mil. Já a do parque Buenos Aires em torno de R$ 250 mil sem a parte do cachorródromo, que deve ficar entre R$ 60 mil a R$ 70 mil. O manejo e manutenção do parque ficarão em torno de R$ 280 mil/ano", informou Cláudio Carvalho, secretário de Investimento Social.

Estão previstos na reforma serviços como substituição dos ladrilhos danificados, dos gradis do playground e dos canteiros, dos bancos, das lixeiras e do bicicletário. Também será instalado um banco em marcenaria junto ao canteiro central da praça. “Além da importante participação das empresas, o projeto contou com a participação da sociedade civil e dos moradores do entorno. Fizemos, inclusive, uma audiência pública para definir este projeto”, disse o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, responsável pela região.

A Vilaboim será a primeira praça inteligente monitorada 24 horas por dia da cidade. A empresa BCF vai fornecer as câmeras e ser responsável pelo monitoramento por um ano. O sistema será integrado ao City Câmeras, plataforma de monitoramento de segurança da cidade, que reúne imagens de todas as câmeras conectadas ao sistema e que podem ser acessadas diretamente pelos distritos policiais, batalhões da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Parque Buenos Aires

O Parque Bueno Aires, que faz parte no lote de concessões da Prefeitura, ganhará as reformas da administração, dos banheiros e do playground, executadas pela empresa Sanca Engenharia. Já o cachorródromo será reformado pela Cobasi. A manutenção do parque durante um ano será feita pela Tegra Incorporadora.

O parque com cerca de 25 mil m² está localizado no quadrilátero formado pela Avenida Angélica e ruas Alagoas, Piauí e Bahia. O Parque Buenos Aires foi considerado praça até o ano de 1987. Criado com o intuito de preservar a vista sobre o Vale do Pacaembu, a praça foi projetada pelo arquiteto paisagista francês Bouvard.